A companhia de Jesus e sua relação com os enclaves da expansão portuguesa

Autores

  • Sezinando Menezes
  • Célio Costa
  • Felipe Augusto Fernandes Borges
  • Saulo Henrique Justiniano Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.314-330

Palavras-chave:

Companhia de Jesus. Padroado Real Português. Expansão Portuguesa.

Resumo

O trabalho ora apresentado analisa a expansão marítima comercial portuguesa, iniciada no século XV e consolidada no XVI, destacando a participação ativa da Igreja nesse processo. A partir de concessões às Coroas Ibéricas, especialmente a Portugal, a Igreja institui o que chamamos de Padroado Real Português, instituição que dava ao soberano luso poder e autoridade sobre as missões do Ultramar, ao passo que lhe impunha também obrigações a serem cumpridas. Não obstante, abordamos ainda a criação da Companhia de Jesus, bem como sua consolidação e estreita relação com a Coroa Portuguesa nas missões do Padroado. Mostramos como a partir de suas primeiras relações com a Coroa Portuguesa, os jesuítas adquirem um lugar privilegiado em relação às outras ordens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sezinando Menezes

Doutor em História. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e participante do grupo de pesquisa Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

Célio Costa

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e participante do grupo de pesquisa Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

Felipe Augusto Fernandes Borges

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação(UEM, 2015). Pedagogo da Universidade Federal do Paraná. Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA)

Saulo Henrique Justiniano Silva

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em História (UEM, 2014). Professor de História na SEED/PR. Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Menezes, S., Costa, C., Borges, F. A. F., & Silva, S. H. J. (2016). A companhia de Jesus e sua relação com os enclaves da expansão portuguesa. Revista De Humanidades (Descontinuada), 31(2), 314–330. https://doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.314-330

Edição

Seção

Artigos