Razões de preferência de marcas de cerveja por estudantes universitários de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2005.602Resumo
Este artigo tem como objetivos: (1) verificar a(s) marca(s) de cerveja mais consumida(s) entre os estudantes universitários da cidade de Fortaleza; (2) analisar os fatores que influenciam a preferência; (3) analisar a freqüência de consumo; (4) conhecer as razões de satisfação dos estudantes em relação à sua preferência e, finalmente, (5) analisar a influência da propaganda na preferência desses universitários. A metodologia utilizada constituiu-se dentro dos parâmetros da pesquisa exploratória e descritiva, em caráter complementar. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com a aplicação de 384 questionários, contendo questões fechadas, por meio de uma escala tipo Likert. Utilizou-se uma amostragem probabilística estratificada, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%, a fim de permitir a generalização dos resultados, resultados estes que mostram as marcas de cerveja mais consumidas pelos universitários de Fortaleza, evidenciando uma diferença significativa entre a preferência dos estudantes pesquisados e a preferência nacional e apontando as principais motivações para a compra de cerveja por parte desses consumidores. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos, a fim de se alcançar uma compreensão mais ampla desse fenômeno. Palavras-chave: Marcas de cerveja. Preferência do consumidor. Satisfação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-02-01
Como Citar
Costa, Átila M., & Dias Neves, J. A. (2010). Razões de preferência de marcas de cerveja por estudantes universitários de Fortaleza. Revista De Humanidades, 20(1), 7–20. https://doi.org/10.5020/23180714.2005.602
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2005 Revista de Humanidades

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista de Humanidades tem como política permitir aos autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, enquanto repassam direitos de primeira publicação à revista. Em contrapartida, a revista também pode usar a opção de solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre. Inclusive, o Creative Commons pode ser consultado para licenças de direito autoral mais flexíveis