Razões de preferência de marcas de cerveja por estudantes universitários de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.1.%25pResumo
Este artigo tem como objetivos: (1) verificar a(s) marca(s) de cerveja mais consumida(s) entre os estudantes universitários da cidade de Fortaleza; (2) analisar os fatores que influenciam a preferência; (3) analisar a freqüência de consumo; (4) conhecer as razões de satisfação dos estudantes em relação à sua preferência e, finalmente, (5) analisar a influência da propaganda na preferência desses universitários. A metodologia utilizada constituiu-se dentro dos parâmetros da pesquisa exploratória e descritiva, em caráter complementar. Foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, com a aplicação de 384 questionários, contendo questões fechadas, por meio de uma escala tipo Likert. Utilizou-se uma amostragem probabilística estratificada, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%, a fim de permitir a generalização dos resultados, resultados estes que mostram as marcas de cerveja mais consumidas pelos universitários de Fortaleza, evidenciando uma diferença significativa entre a preferência dos estudantes pesquisados e a preferência nacional e apontando as principais motivações para a compra de cerveja por parte desses consumidores. Finalmente, sugere-se a realização de novos estudos, a fim de se alcançar uma compreensão mais ampla desse fenômeno. Palavras-chave: Marcas de cerveja. Preferência do consumidor. Satisfação.Downloads
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Publicado
2010-02-01
Como Citar
Costa, Átila M., & Dias Neves, J. A. (2010). Razões de preferência de marcas de cerveja por estudantes universitários de Fortaleza. Revista De Humanidades, 20(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2005.20.1.%p
Edição
Seção
Artigos