A sociabilidade em ondas sonoras: as audiências e o rádio dos

Autores

  • Roberta Manuela Barros de Andrade
  • Erotilde Honório Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%25p

Resumo

O presente estudo reflete sobre os significados das sociabilidades mediadas pelo rádio a partir de duas perspectivas distintas: a dos produtores do rádio nos anos cinqüenta e sessenta do século XX e a de seus ouvintes no mesmo período, na cidade de Fortaleza, localizada na região Nordeste do Brasil. Este recorte temporal se apresenta como extremamente rico no que diz respeito às sociabilidades mediadas pelo rádio devido às radicais mudanças decorridas de um período histórico a outro, marcadas pela eclosão do regime de exceção no País. Selecionamos para tal, vinte produtores e receptores daquelas décadas, hoje entre 60 e 80 anos de idade. A pergunta-chave que move este estudo é, pois, como o rádio pôde funcionar como meio construtor de novas sociabilidades para estes sujeitos históricos situados em topografias sociais distintas. Palavras-chave: Rádio. Sociabilidades. Audiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Manuela Barros de Andrade

Roberta Manuela Barros de Andrade: Graduada em Comunicação Social. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora Adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará

Erotilde Honório Silva

Erotilde Honório Silva: Graduada em Comunicação Social. Mestre e Doutora em Sociologia. Professora Titular da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Publicado

2010-01-14

Como Citar

Barros de Andrade, R. M., & Silva, E. H. (2010). A sociabilidade em ondas sonoras: as audiências e o rádio dos. Revista De Humanidades (Descontinuada), 23(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2008.23.1.%p

Edição

Seção

Artigos