Considerações acerca da criação poética
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.253-265Palavras-chave:
Teoria do Poema, Poesia, Transbordamento.Resumo
Este artigo pretende fazer uma reflexão acerca do processo de criação do poema. Para tanto, faremos um apanhado das principais concepções que envolveram o fazer poético ao longo da história, desde a Antiguidade, na figura de Platão, até a modernidade, com T. S. Eliot e outros que teorizaram a respeito do assunto, deixando terreno fértil para apresentarmos uma nova visão do fenômeno, proposta por Pedro Lyra (1986), a partir do conceito nerudiano de transbordamento, trabalhado por Roberto Pontes (1999) em sua dissertação de mestrado. A fim de entendermos o que Lyra propõe, revisitaremos, ainda, conceitos como os de poeta, Poesia e poema. De posse de tais conceitos, analisaremos algumas produções poéticas, como as de Vinicius de Moraes, Manuel Bandeira, Florbela Espanca, Drummond, entre outros, observando a manifestação do fazer poético no texto concreto. Notaremos, por fim, que a criação poética deixou de ser encarada como algo sobrenatural e passou a ser vista como processo de duas vias concomitantes: a “técnica”, em que se manifesta o talento e o domínio do poeta para o ofício poético; e a “experiência emotiva”, caracterizada pelo acúmulo de vivências do homem poeta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-05-12
Como Citar
Martins, E. D., & Cerqueira, L. (2016). Considerações acerca da criação poética. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(2), 253–265. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.2.253-265
Edição
Seção
Artigos