Um estudo sobre a avaliação externa na escola básica: contribuições de docentes

Autores

  • Antônio Germano Magalhães Júnior Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Solange Maria Santos Castro
  • Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.134-146

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Prática Docente. Ensino Fundamental.

Resumo

A avaliação externa tem sido utilizada pelas políticas educacionais para conferir a qualidade da educação, do ensino e o desempenho dos estudantes das escolas públicas brasileiras. Desse modo, a escola se tornou um lugar de concretização dessas avaliações muitas vezes distanciadas da própria realidade da escola e da prática docente. Cabe, portanto, analisar como esse fenômeno está acontecendo em nossas escolas e quais as implicações dessa política, na prática docente. Nessa perspectiva, tomamos por base teórica os autores Hoffmann (1991); Perrenoud (1999) e Both (2008), que abordam a temática em estudo. Adotamos a abordagem de pesquisa qualitativa, tendo estudo de caso como método de investigação. Como procedimentos metodológicos, realizamos entrevistas, análise e categorização dos dados. A análise mostrou como aspectos positivos das avaliações na escola: 1) resultam em incentivo para que os alunos estudem; 2) revelam o nível de aprendizagem dos alunos; 3) redimensionam a prática pedagógica e 4) servem de direcionamento para um trabalho posterior. Foram destacados como aspectos negativos: 1) há conteúdos que são cobrados nas provas sem que os professores tenham ensinado; 2) ocorre um “estranhamento” por parte da comunidade escolar e dos pais, acarretando aos professores mais atividades. Apesar de todos os docentes entrevistados considerarem que a avaliação externa traz consequências positivas apontam divergências entre o que foi ensinado e o que é cobrado nas provas. Frente aos aspectos discutidos neste estudo, é importante que a avaliação externa no contexto escolar seja melhor investigada, para que sejam repensadas medidas para minimizar os distanciamentos, que de alguma maneira podem comprometer a educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Solange Maria Santos Castro

Mestranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE UECE

Maria Elizete Pereira Alencar Oliveira

Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar – UFC

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Publicado

2016-05-10

Como Citar

Júnior, A. G. M., Santos Castro, S. M., & Alencar Oliveira, M. E. P. (2016). Um estudo sobre a avaliação externa na escola básica: contribuições de docentes. Revista De Humanidades, 30(1), 134–146. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.134-146

Edição

Seção

Artigos