Representações de mulheres no quadro Mulheres Papáveis do programa Pânico na Band

Autores

  • Aline Maria Ulrich Bloedow
  • Bianca Salazar Guizzo

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.115-133

Palavras-chave:

Representação. Gênero. Discurso. Humor.

Resumo

Nesse ensaio são problematizadas representações de mulheres participantes do quadro Mulheres Papáveis, do programa humorístico televisivo Pânico na Band, tomando-o aqui como uma Pedagogia Cultural, ou seja, como um artefato que educa e produz efeitos sobre os sujeitos. Tomamos como aportes teóricos os Estudos Culturais e os Estudos de Gênero de viés pós-estruturalista, valendo-nos também de algumas contribuições de Michael Foucault, Sírio Possenti e Slavutzky. Nesse sentido, colaborarão para esse estudo os conceitos de representação, gênero, discurso e humor. Consideramos que, através do humor, o quadro veiculado põe em circulação vários significados sobre como as mulheres são vistas na sociedade brasileira. Destacamos que o quadro veicula representações de mulheres objetos sexuais dos homens e de mulheres como mercadoria para o consumo masculino e que há condições de possibilidade em nossa sociedade para que isso aconteça. Salientamos a necessidade de problematizar as atuais pedagogias culturais junto aos estudantes nos variados níveis de ensino, dado o caráter educativo das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Ulrich Bloedow

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU/ULBRA, bolsista Fapergs/Capes, especialista em Psicopedagogia Institucional (UNICID), licenciada em Letras (ULBRA), professora da educação básica no Rio Grande do Sul.

Bianca Salazar Guizzo

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil - PPGEDU/ULBRA. Doutora em Educação (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Bloedow, A. M. U., & Salazar Guizzo, B. (2016). Representações de mulheres no quadro Mulheres Papáveis do programa Pânico na Band. Revista De Humanidades (Descontinuada), 30(1), 115–133. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.115-133

Edição

Seção

Artigos