Cantadas do amor contemporâneo: uma análise semiolinguística

Autores

  • Michelle Gomes Alonso Dominguez

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.51-67

Palavras-chave:

Análise do discurso. Amor. Canção brasileira.

Resumo

As diferenças entre as canções amorosas da atualidade e os clássicos românticos do século passado são inegáveis. Para além das evidentes distinções estritamente musicais (melodias, harmonias, ritmos etc.), observa-se a mudança no conteúdo semântico das letras, que parecem construídas a partir de um novo paradigma amoroso. Nesse sentido, o presente estudo propõe a leitura de cinco canções de amor da primeira década do século XXI, para tentar compreender as bases discursivas que parecem fundar os sentidos do amor romântico na contemporaneidade. A análise foi feita a partir dos postulados teóricos da Análise Semiolinguística do Discurso, propostos por Patrick Charaudeau, atentando-se especialmente aos elementos referentes ao modo de organização descritivo.

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Biografia do Autor

Michelle Gomes Alonso Dominguez

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Círculo Interdisciplinar de Análise do Discurso (CIAD-Rio).

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Publicado

2016-05-10

Como Citar

Dominguez, M. G. A. (2016). Cantadas do amor contemporâneo: uma análise semiolinguística. Revista De Humanidades, 30(1), 51–67. https://doi.org/10.5020/23180714.2015.30.1.51-67

Edição

Seção

Artigos