Crenças de professoras de inglês em pré-serviço a respeito da comunidade imaginada “Estados Unidos”

Autores

  • Tatiana Diello Borges

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.210-230

Palavras-chave:

Crenças sobre ensino-aprendizagem de inglês. Comunidades imaginadas. Formação de professores.

Resumo

O propósito deste artigo é apresentar parte dos resultados de uma dissertação de mestrado, realizada em um Centro de Extensão de uma universidade pública da região sudeste do Brasil, que teve como objetivo geral analisar a relação existente entre crenças e identificação cultural ao longo do processo de ensino-aprendizagem de professores de língua inglesa em pré-serviço, ou seja, em formação. Os objetivos específicos, por sua vez, foram: (1) identificar e analisar as crenças que duas professoras de inglês em pré-serviço possuem em relação aos falantes de língua inglesa e de suas respectivas culturas e (2) tentar compreender como estas crenças são justificadas pelas professoras. O referencial teórico apoiou-se em estudos da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras que tiveram como foco de investigação a questão das crenças e da identidade, considerando também a questão das comunidades imaginadas (imagined communities) ao longo do processo de ensinar/aprender línguas. A metodologia escolhida foi o estudo de caso e os seguintes instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista, observações de aulas, acompanhadas de anotações de campo e gravações em áudio, e grupo de discussão. Os resultados sugerem que as professoras participantes, de modo geral, possuem crenças e justificativas semelhantes em relação aos norte-americanos, e sua cultura, demonstrando uma identificação parcial com a comunidade imaginada “Estados Unidos”. Esta pesquisa indica para a importância de considerarmos seriamente as crenças de alunos e professores de línguas a respeito de suas comunidades imaginadas, uma vez que estas são capazes de estimular ou dificultar o investimento ao longo do processo de ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-30

Como Citar

Borges, T. D. (2014). Crenças de professoras de inglês em pré-serviço a respeito da comunidade imaginada “Estados Unidos”. Revista De Humanidades (Descontinuada), 29(2), 210–230. https://doi.org/10.5020/23180714.2014.29.2.210-230

Edição

Seção

Artigos