Contribuição ao estudo dos gêneros textuais: o anúncio classificado gratuito
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2012.27.2.249-269Palavras-chave:
Gêneros textuais. Análise do discurso. Publicidade. Anúncios classificados.Resumo
Visando a conciliar a noção – inspirada em Bakhtin – de que um gênero textual se caracteriza por um conteúdo temático, um estilo e uma construção composicional, com a de contrato de comunicação da análise semiolinguística do discurso de Charaudeau, este trabalho procura ser uma contribuição para o estudo dos gêneros textuais, tendo como objeto o anúncio classificado gratuito do jornal “Balcão” do Rio de Janeiro, que deu lugar ao site “balcão.com”, posteriormente denominado “bomnegócio.com”, mas o foco da pesquisa é o anúncio impresso, que se enquadra no domínio discursivo publicitário, em sua interface com o jornalístico. O interesse científico da pesquisa está, entre outros, no fato de uma pluralidade de textos – do ponto de vista dos clientes – se tornar um texto único quando publicada, suscitando uma discussão teórica nteressante sobre as fronteiras da unidade linguística denominada “texto”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-30
Como Citar
Oliveira, H. F. de. (2012). Contribuição ao estudo dos gêneros textuais: o anúncio classificado gratuito. Revista De Humanidades, 27(2), 249–269. https://doi.org/10.5020/23180714.2012.27.2.249-269
Edição
Seção
Artigos