O processo educativo e a dinâmica relacional cognição-afetividade: fontes filosóficas e sociológicas
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2009.430Resumo
Este artigo discute os aspectos cognitivo-afetivos do processo educativo, inseridos no discurso de autores quando analisam os fundamentos filosóficos e sociológicos da educação. Nesse contexto, situamos a epistemologia da complexidade de Edgard Morin, ressaltando suas reflexões contidas nas obras: Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (2000), e Cabeça Bem-feita (2001), objetivando sistematizar indicadores essenciais que possam orientar os educadores em suas ações pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento de um processo educativo capaz de atender às demandas do Século XXI. As relações ensino-aprendizagem, educador-educando implicam uma interação direta entre os sujeitos envolvidos em ambientes educativos de promoção humana, compreendidos como espaços de intersubjetividade entre pares e entre grupos, que reconhecem a multidimensionalidade da ação educativa, e da própria condição humana do ser, sujeito cognoscente, afetivo e sociocultural. O estudo bibliográfico busca os fundamentos da educação nas reflexões de Jean-Jacques Rousseau que viveu de 1712 a 1778, e Edgar Morin nascido em 1921, que embora de épocas diferentes, ambos são muito influentes no pensamento pedagógico da atualidade, quando analisam a complexificação do processo educativo que inclui cognição e afetividade na proposta pedagógica, visando à promoção das potencialidades humanas, com o compromisso de assegurar o progresso da hominização. Palavras-chave: Processo. Educativo. Cognição. Afetividade. Fontes. Filosóficas. Sociológicas.Downloads
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Publicado
2009-01-14
Como Citar
Onofre Silva, C. M. (2009). O processo educativo e a dinâmica relacional cognição-afetividade: fontes filosóficas e sociológicas. Revista De Humanidades , 24(1), 215–231. https://doi.org/10.5020/23180714.2009.430
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Artigos
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