O processo educativo e a dinâmica relacional cogniçãoafetividade:

Autores

  • Célia Maria Onofre Silva

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%25p

Resumo

Este artigo discute os aspectos cognitivo-afetivos do processo educativo, inseridos no discurso de autores quando analisam os fundamentos filosóficos e sociológicos da educação. Nesse contexto, situamos a epistemologia da complexidade de Edgard Morin, ressaltando suas reflexões contidas nas obras: Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (2000), e Cabeça Bem-feita (2001), objetivando sistematizar indicadores essenciais que possam orientar os educadores em suas ações pedagógicas, tendo em vista o desenvolvimento de um processo educativo capaz de atender às demandas do Século XXI. As relações ensino-aprendizagem, educador-educando implicam uma interação direta entre os sujeitos envolvidos em ambientes educativos de promoção humana, compreendidos como espaços de intersubjetividade entre pares e entre grupos, que reconhecem a multidimensionalidade da ação educativa, e da própria condição humana do ser, sujeito cognoscente, afetivo e sociocultural. O estudo bibliográfico busca os fundamentos da educação nas reflexões de Jean-Jacques Rousseau que viveu de 1712 a 1778, e Edgar Morin nascido em 1921, que embora de épocas diferentes, ambos são muito influentes no pensamento pedagógico da atualidade, quando analisam a complexificação do processo educativo que inclui cognição e afetividade na proposta pedagógica, visando à promoção das potencialidades humanas, com o compromisso de assegurar o progresso da hominização. Palavras-chave: Processo. Educativo. Cognição. Afetividade. Fontes. Filosóficas. Sociológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Maria Onofre Silva

Célia Maria Onofre Silva – Doutora em Educação – UFC. Mestre em Educação em Saúde. Especialista em Tecnologia Educacional - UNIFOR. Pedagoga. Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro da Assessoria Pedagógica do CCH/UNIFOR – Centro de Ciências Humanas da Universidade de Fortaleza.

Como Citar

Onofre Silva, C. M. (2010). O processo educativo e a dinâmica relacional cogniçãoafetividade:. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(1). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.1.%p

Edição

Seção

Artigos