Seria cômico se não fosse trágico: problemas com o português nas redações de alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2009.419Palavras-chave:
Portuguese language. Texts. Young. LanguageResumo
Mostramos, neste artigo, as transgressões mais comuns nas produções de textos de candidatos inscritos no vestibular de universidades privadas de Fortaleza e fazemos uma reflexão sobre a gravidade do problema que se avulta a cada ano, impulsionado por fatores vários, como a linguagem reducionista do mundo virtual, o equívoco metodológico de gramáticas, professores e escolas, além da omissão da própria família. Os problemas relativos à utilização da língua portuguesa, tanto nas redações de concursos vestibulares como do ENEM, estão cada vez mais banalizados, virando motivo de piadas na Internet e na TV, sem que sejam tomadas medidas efetivas para que se mude esse quadro. A falta de investimento no ensino da língua materna trará sérios prejuízos, a médio prazo, pois, despreparados, os jovens podem até conquistar um certificado de graduação, mas não terão o diferencial decisivo para enfrentar a competitividade, adquirir cultura e ser criativo, requisitos essenciais ao desenvolvimento individual e profissional. Palavras-chave: Portuguese language. Texts. Young. LanguageDownloads
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Publicado
2009-01-14
Como Citar
Leite Sampaio*, A. M. (2009). Seria cômico se não fosse trágico: problemas com o português nas redações de alunos do Ensino Médio. Revista De Humanidades, 24(1), 38–59. https://doi.org/10.5020/23180714.2009.419
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Artigos
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