Varejo Inteligente: como canais cruzados podem mudar a escolha do cliente

Autores

  • Paulo Henrique Freire Guerra Reginaldo Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • José Sarto Freire Castelo Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3552-9986

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.15578

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Canais cruzados, Lojas de varejo, Top of mind

Resumo

Este estudo analisa como os consumidores brasileiros se comportam ao fazer compras em lojas de varejo que utilizam canais cruzados (crosschannel), especialmente durante a pandemia. Foram coletadas 214 respostas por meio de redes sociais e WhatsApp, comprovadas com ferramentas estatísticas. A pesquisa revelou que a busca de informações simultâneas e os benefícios simbólicos positivos influenciam significativamente a escolha da loja mais lembrada pelos consumidores. Já fatores como comparação de preços e interação com varejistas não ofereceram a mesma relevância. Entender esses comportamentos é de suma importância para o desenvolvimento de estratégias comerciais no mercado varejista.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Freire Guerra Reginaldo, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Sete de Setembro (2016). Pós Graduado em Marketing e Inteligência de Mercado pela Saint Paul Escola de Negócios (2018). Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Marketing. Atua há mais de 9 anos no mercado publicitário, tendo acumulado 4 anos como diretor na agência de publicidade Volts Comunicação aonde atuou como diretor de operações, gerente de atendimento e planejamento e marketing.

José Sarto Freire Castelo , Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Concluiu estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, na área de Cidade Digital Estratégica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Titular, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa Operações e Mercado, sendo também membro suplente representante do Centro de Comunicação e Gestão no Comitê de Ética e Pesquisa na Universidade de Fortaleza.

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Reginaldo, P. H. F. G., & Castelo , J. S. F. (2023). Varejo Inteligente: como canais cruzados podem mudar a escolha do cliente . Gestão Executiva, 2, 1–4. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.15578

Edição

Seção

Artigos