Restaurantes de alto nível e a importância da construção de uma marca forte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.15574

Palavras-chave:

Brand equity, Top of mind, restaurantes de alto nível, construção de marca, marketing

Resumo

O estudo faz uma análise, a partir das percepções de clientes, da relação entre dimensões do brand equity dos restaurantes de alto nível da cidade de Fortaleza. Foi aplicado o modelo de Hyun e Kim (2011) com as seguintes dimensões: consciência, imagem, qualidade percebida e lealdade. Dentre os resultados, o restaurante Coco Bambu foi o mais lembrado, mas não quer dizer que seja considerado o melhor. Além disso, foi mostrado que as ações pontuadas neste estudo, quando bem estruturadas e aplicadas, causam associações positivas à marca e elevam a percepção de qualidade.

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Biografia do Autor

Andrea Oliveira Nery, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Profissional com 16 anos de atuação de mercado no âmbito de gestão estratégica de Marketing e planejamento em empresas dos segmentos de Gastronomia, Comunicação, Tecnologia, Fintech e Educação no Ensino Superior. Mestre em administração pela Universidade de Fortaleza com módulo internacional na Universidade Columbia em Nova Iorque. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e especialista em Gerência de Marketing. Coordenadora de Marketing e Comunicação no Instituto Atlântico. Professora universitária na Uninassau, Unichristus e Unifametro. Vasta experiência em gestão, planejamento estratégico de Marketing, Branding e Comunicação. Elaboração de planos de Marketing, Comunicação tradicional e digital. Análise de dados, acompanhamento de indicadores e gestão de equipes multidisciplinares.

José Sarto Freire Castelo , Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Concluiu estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, na área de Cidade Digital Estratégica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Titular, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa Operações e Mercado, sendo também membro suplente representante do Centro de Comunicação e Gestão no Comitê de Ética e Pesquisa na Universidade de Fortaleza

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Nery, A. O., & Castelo , J. S. F. (2023). Restaurantes de alto nível e a importância da construção de uma marca forte. Gestão Executiva, 2, 1–5. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.15574

Edição

Seção

Artigos