Evitando a modernização? Uso de artefatos tradicionais compromete Contabilidade Gerencial de empresas

Autores

  • Francisco de Assis Mendes Barbosa Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Heber José de Moura Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14836

Palavras-chave:

Artefatos de Contabilidade Gerencial, Teoria contingencial, Teoria institucional

Resumo

A Contabilidade Gerencial (CG) é um importante instrumento para o desenvolvimento e a competividade das organizações. Apesar disso, ainda é comum as corporações utilizarem técnicas tradicionais, em detrimento das modernas, para atender as necessidades informacionais decorrentes das constantes mudanças presentes nos cenários organizacionais. A partir da análise da relação entre fatores contingenciais e institucionais e a utilização dos artefatos de CG, segundo a percepção dos profissionais de contabilidade, esta pesquisa confirmou que essa é a realidade predominante em empresas do Ceará, o que significa um entrave para o gerenciamento sustentável das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Mendes Barbosa , Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2008), especialização em Auditoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Atualmente é Analista Contábil - Queiroz Comércio e Participações S.A - (GRUPO EDSON QUEIROZ).

Heber José de Moura, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (1999) e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2005). Atualmente é professor do Centro Universitário Estácio. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, lecionando as disciplinas de Pincípios de Gestão, Pesquisa de Mercado, Gestão Estratégica de Marketing,Marketing Estratégico e Plano de Negócios.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Barbosa , F. de A. M., & Moura, H. J. de. (2023). Evitando a modernização? Uso de artefatos tradicionais compromete Contabilidade Gerencial de empresas. Gestão Executiva, 2, 5. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14836

Edição

Seção

Artigos