Qual é a relação entre tempo de atuação e capacidade de absorção de conhecimento em empresas franqueadas?

Autores

  • Afonso Carneiro Lima Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8780-3671
  • Igor de Magalhães Carneiro Nascente Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14834

Palavras-chave:

Franquias, Transferência de conhecimento, Absorção de conhecimento

Resumo

No modelo de franquias a empresa franqueada conta com a expertise da franqueadora, o que acelera seu processo de maturação e ajuda a mitigar riscos. Diante disso, o trabalho analisou a percepção de franqueados atuando no varejo de cosméticos acerca da transferência desse conhecimento com base em quatro dimensões sequenciais. Buscou-se por discrepâncias na capacidade de absorção das franquias novas e maduras e os resultados obtidos sugeriram que não há diferenças significativas do ponto de vista estatístico entre os grupos pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Carneiro Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), com estágio pós-doutoral na Naveen Jindal School of Management (UT Dallas), é professor adjunto na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ministra as disciplinas Estratégias de Negócios Internacionais e Microeconomia da Competitividade nos cursos de mestrado e doutorado em Administração (PPGA) e no mestrado profissional em administração (MPA), do qual é coordenador. Possui experiência em gestão financeira e orçamentária e em gestão de operações de cursos de pós-graduação, liderando projetos de aproximação entre a universidade e organizações empresariais, assim como na produção de pesquisas aplicadas. É membro associado da ANPAD, vinculado à divisão Estratégia em Organizações (ESO), membro associado da Academy of Management e membro da rede internacional de pesquisadores Microeconomics of Competitiveness (MOC).

Igor de Magalhães Carneiro Nascente, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza(2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

04-12-2023

Como Citar

Lima, A. C., & Nascente, I. de M. C. (2023). Qual é a relação entre tempo de atuação e capacidade de absorção de conhecimento em empresas franqueadas?. Gestão Executiva, 2, 5. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14834

Edição

Seção

Artigos