Comportamento do consumidor de energia solar: há intenção de compra, mas empresas precisam “turbinar” o marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14833

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, Comportamento do consumidor, Decisão de compra, Marketing

Resumo

A energia solar fotovoltaica é uma promissora fonte de energia alternativa para o Brasil dada a sua viabilidade econômica e apelo sustentável. Mesmo assim, apesar dos altos níveis de irradiação solar e a localização privilegiada do Brasil, especialmente da Região Nordeste, tal potencial de geração de energia parece pouco aproveitado. Nesse sentido, por meio de uma pesquisa descritiva, buscou-se analisar a intenção de compra de sistemas fotovoltaicos para residências em Fortaleza (CE), uma das maiores cidades do País com potencial elevado para a geração de energia fotovoltaica. Mediante ferramentas estatísticas, o comportamento do consumidor foi estudado visando apontar caminhos para estimular a adesão a essa tecnologia, os quais possam alavancar vendas e instalações.

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Biografia do Autor

Álvaro José de Araújo Filgueira , Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2018), Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio (FALS, 2015), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2009). Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1990). Engenheiro Eletricista e Gestor na ENEL Distribuição Ceará (1999/2021), Atuou como professor Universitário na FADAM no curso de Gestão de RH e Administração de Empresas, Atuou como Perito Judicial no TRT na 7a. Região. Pesquisador das Ciências Sociais e Tecnológicas, foi Parecerista no EMPRAD 2021- Encontro dos Programas de Pós-graduação profissionais em Administração na USP, atuante como instrutor de cursos e treinamentos sobre Higiene e Segurança do Trabalho (NR10, CIPA).

Afonso Carneiro Lima , Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), com estágio pós-doutoral na Naveen Jindal School of Management (UT Dallas), é professor adjunto na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Ministra as disciplinas Estratégias de Negócios Internacionais e Microeconomia da Competitividade nos cursos de mestrado e doutorado em Administração (PPGA) e no mestrado profissional em administração (MPA), do qual é coordenador. Possui experiência em gestão financeira e orçamentária e em gestão de operações de cursos de pós-graduação, liderando projetos de aproximação entre a universidade e organizações empresariais, assim como na produção de pesquisas aplicadas. É membro associado da ANPAD, vinculado à divisão Estratégia em Organizações (ESO), membro associado da Academy of Management e membro da rede internacional de pesquisadores Microeconomics of Competitiveness (MOC).

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Publicado

04-12-2023

Como Citar

Filgueira , Álvaro J. de A., & Lima , A. C. (2023). Comportamento do consumidor de energia solar: há intenção de compra, mas empresas precisam “turbinar” o marketing. Gestão Executiva, 2, 5. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2023.14833

Edição

Seção

Artigos