Modelagem do planejamento: um guia para a gestão integrada da estratégia de uma organização

Autores

  • Rubens Takahiko Gurgel Yamawaki Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • José Milton de Sousa-Filho Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3078-3179

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13928

Palavras-chave:

Balanced Scorecard (BSC), Business Process Management (BPM), Execução da estratégia, Fluxograma

Resumo

As dificuldades para implantação de um planejamento estratégico são aspectos comuns às organizações na atualidade. Há uma profusão de possibilidades que termina por complexificar o processo de escolha da melhor alternativa de gestão. Por meio de um estudo de caso na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Ceará, a pesquisa identifica lacunas e falhas no planejamento da empresa e propõe a adoção de um fluxograma simplificado que dê conta de um modelo de gestão integrada de estratégia, baseado no Balanced Scorecard (BSC) e no Business Process Management (BPM).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Takahiko Gurgel Yamawaki, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutorando em Administração de Empresas pela FUCAPE, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como gerente da área comercial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e possui mais de 15 anos de experiência profissional em empresas de diversos seguimentos, tais como: Lacticínios Betânia, Têxtil União, Tintas Hidracor, Suzlon Energia Eólica, Ernst & Young e Coca-Cola Brasil.

José Milton de Sousa-Filho, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Professor Titular da Universidade de Fortaleza, atuando como docente em cursos de MBA, Mestrado e Doutorado. Possui experiência como empreendedor com foco em tecnologia e inovação, bem como consultor em empresas privadas, setor público e terceiro setor.

Downloads

Publicado

05-07-2022

Como Citar

Yamawaki, R. T. G., & Sousa-Filho, J. M. de. (2022). Modelagem do planejamento: um guia para a gestão integrada da estratégia de uma organização. Gestão Executiva, 1(2), 6–9. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.13928

Edição

Seção

Artigos