Adolescência e Laço Social: Uma Leitura Psicanalítica sobre o Uso do Facebook

Autores

  • Lívia de Matos Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Tiago Humberto Rodrigues Rocha Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. https://orcid.org/0000-0003-4178-0616

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp2.e9498

Palavras-chave:

psicanálise, adolescência, laço social, contemporaneidade, Facebook.

Resumo

O presente artigo é decorrente de uma pesquisa que objetivou analisar a relação entre o uso do Facebook e o estabelecimento do laço social entre adolescentes. Participaram da pesquisa 10 adolescentes, que foram entrevistados, e tomou-se a psicanálise como principal referencial teórico. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que a imagem ocupou lugar privilegiado nos enlaçamentos, uma vez que os adolescentes buscam reconhecimento social através de mecanismos do Facebook, valorizando aspectos quantitativos em detrimento dos aspectos qualitativos nas relações. Um dos principais efeitos observados foi o enfraquecimento das produções simbólicas, subjetivas e singulares. Assim, o trabalho atua como ponto de partida para futuras discussões em prol da análise das vicissitudes contemporâneas sobre o laço social estabelecido por adolescentes.

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Biografia do Autor

Lívia de Matos Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga, Mestranda em Psicanálise e Cultura na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Tiago Humberto Rodrigues Rocha, Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Psicólogo, Psicanalista, Doutor com dupla titulação em Psicologia Social (USP-SP) e pela Université de Rennes 2 (França). Professor e Coordenador do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

28.11.2020

Como Citar

Lima, L. de M., & Rocha, T. H. R. (2020). Adolescência e Laço Social: Uma Leitura Psicanalítica sobre o Uso do Facebook. Revista Subjetividades, 20(Esp2), Publicado online: 28/11/2020. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20iEsp2.e9498

Edição

Seção

Dossiê: O contemporâneo à luz da psicanálise