Esquizofrenia: Funções Cognitivas, Análise do Comportamento e Propostas de Reabilitação

Autores

  • Amanda Barroso de Lima
  • Cybele Ribeiro Espíndola

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.105-112

Palavras-chave:

esquizofrenia, análise do comportamento, funções cognitivas, reabilitação, neuropsicologia.

Resumo

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico de etiologia heterogênea que acomete de 0,2 a 2% da população. Além dos clássicos sintomas positivos e negativos, observam-se alterações significativas nos processos cognitivos. Diante dessa constatação, esta revisão pretende fazer uma atualização do estado atual dos estudos sobre os prejuízos cognitivos encontrados na esquizofrenia e possíveis estratégias de reabilitação fundamentadas na análise do comportamento. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases PUBMED; Science Direct e SCIELO – Scientific Electronic Library Online, utilizando como critério, a seleção de artigos de 2003 a 2013, bem como livros de autores considerados cientificamente relevantes para a área. Destacam-se sete funções cognitivas mais afetadas, a saber: velocidade de processamento, memória de trabalho, memória e aprendizagem verbal, memória e aprendizagem visual, raciocínio e resolução de problemas, cognição social e atenção/ vigilância. As formas de reabilitação podem empregar as técnicas utilizadas na abordagem analítico-comportamental, fomentada nos processos de neuroplasticidade e baseando-se em princípios de aprendizagem de novos comportamentos. As alterações cognitivas são amplas e merecem atenção tanto no processo avaliativo como no plano da reabilitação. A Análise do Comportamento propõe a realização de uma avaliação de cada paciente, elaborando um programa personalizado e adaptado às limitações daquele indivíduo, bem como considerando suas competências preservadas. Estudos adicionais sobre a eficácia dessas intervenções mostram-se necessários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Barroso de Lima

Psicóloga, Neuropsicóloga, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (Universidade Federal do Ceará) – Bolsista da Capes.

Cybele Ribeiro Espíndola

Psicóloga, Neuropsicóloga, Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica (UNIFESP), Professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e professora convidada do curso de Pósgraduação em Neuropsicologia do Centro Universitário Christus.

Downloads

Publicado

01.04.2015

Como Citar

Lima, A. B. de, & Espíndola, C. R. (2015). Esquizofrenia: Funções Cognitivas, Análise do Comportamento e Propostas de Reabilitação. Revista Subjetividades, 15(1), 105–112. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.105-112

Edição

Seção

Artigos