“Projeto de Ser” como Fundamento Epistemológico para Práticas em Saúde Coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21iEsp1.e9442

Palavras-chave:

projeto de ser, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista, saúde coletiva, atenção psicossocial.

Resumo

O conceito de projeto de ser é central na obra de Jean-Paul Sartre e aspecto essencial da psicologia existencialista. Sartre toma essa temática da fenomenologia, que aborda a questão do projeto como uma dimensão importante da temporalidade do sujeito, na dinâmica que envolve o futuro. O existencialista aborda essa noção com diferentes designações ao longo de suas obras: projeto fundamental, projeto original e projeto de ser. Esses termos são sinônimos e utilizados em diferentes partes de sua elaboração teórica para elucidar aspectos que se colocam como mais relevantes para cada contexto. Neste ensaio teórico, desenvolvido por meio de uma revisão narrativa da literatura, com base nas obras do próprio Sartre ou de estudiosos e comentadores do filósofo, será utilizado o termo “projeto de ser”, dado que o desafio do método clínico existencialista consiste, justamente, no desvelamento do ser do sujeito, compreendido como ser-no-mundo. Objetiva-se desenvolver a compreensão desse conceito em sua aplicabilidade instrumental no campo da saúde. Para tanto, desenvolve-se a relação desse conceito com os princípios da saúde coletiva - como a questão da integralidade, da territorialidade, da promoção de saúde, da prevenção e do cuidado psicossocial - e suas contribuições para a inteligibilidade de fenômenos, particularmente o sofrimento psíquico e as psicopatologias. Discute-se que alguns conceitos existencialistas podem servir como fundamento epistêmico para a proposta de uma clínica ampliada, constituindo uma contribuição teórica e metodológica para a área.

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Biografia do Autor

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutora em Psicologia e Pós Doutora em Ciência da Prevenção. Profª. Titular do Depto. de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Adria de Lima Sousa, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Charlene Fernanda Thurow, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Claudia Daiana Borges, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Gabriela Rodrigues, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC), membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Juliana Cantele, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Milene Strelow, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutoranda em Psicologia (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/PPGPSI).

Virginia Lima dos Santos Levy, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Doutora em Ciências Humanas (UFSC).

Priscila Tomasi Torres, Universidade Federa de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

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Publicado

19.06.2021

Como Citar

Schneider, D. R., Sousa, A. de L., Thurow, C. F., Borges, C. D., Rodrigues, G., Cantele, J., Strelow, M., Levy, V. L. dos S., & Torres, P. T. (2021). “Projeto de Ser” como Fundamento Epistemológico para Práticas em Saúde Coletiva. Revista Subjetividades, 21(Esp1), Publicado online: 19/06/2021. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21iEsp1.e9442

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia & Fenomenologia