Travessias Artísticas de Ai Weiwei: Um Olhar Psicanalítico sobre o Sujeito, o Tempo e o Estrangeiro na Obra Lei da Jornada

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DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e10830

Mots-clés :

psicanálise, arte, sujeito, tempo, estrangeiro

Résumé

Esse artigo analisa a obra Lei da jornada (Law of the journey) do artista contemporâneo Ai Weiwei. Para isso, utiliza-se o método psicanalítico da atenção flutuante de modo a investigar a obra como uma formação do inconsciente, sintoma de um tempo que interroga contextos e obras que extrapolam as intencionalidades do artista. Perscruta-se a densidade da imagem e do universo simbólico que constitui a obra, operando com os conceitos freud-lacanianos de sujeito, estrangeiro e uma concepção híbrida de tempo. A reflexão desdobra-se em discussões sobre o unheimliche (infamiliar), o trauma e a diferença, buscando, no enlace com a obra, problematizar questões subjetivas, políticas e históricas tocantes às jornadas dos refugiados.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lucas de Oliveira Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

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Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Psicanalista, Pós-doutora pela Universidade Nova de Lisboa. Dra. Artes Visuais – História, teoria e crítica Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC. Professora do PPG em Psicologia UFSC.

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Publié-e

2022-01-10

Comment citer

Alves, L. de O., & de Marsillac, A. L. M. (2022). Travessias Artísticas de Ai Weiwei: Um Olhar Psicanalítico sobre o Sujeito, o Tempo e o Estrangeiro na Obra Lei da Jornada. Revista Subjetividades, 21(3), e10830. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v21i3.e10830

Numéro

Rubrique

Estudos Teóricos