Contexto Físico e Sociocultural de uma Aldeia Indígena “Tembé” na Amazônia Brasileira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.7113

Mots-clés :

nicho desenvolvimental, crenças, práticas, índios, Amazônia

Résumé

O estudo do desenvolvimento humano se faz necessário nos diversos contextos socioculturais, pois a partir dele é possível identificar as variáveis que influenciam no ciclo da vida. O contexto para realização da pesquisa foi a aldeia indígena Tenetehar-Tembé, localizada na Terra Indígena do Alto Rio Guamá (TIARG), na Amazônia brasileira. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com utilização de instrumentos de observação participante e diário de campo, que permitiram a descrição do contexto físico e social dessa comunidade. Houve a participação do cacique, das lideranças e dos professores indígenas da aldeia Sede. Objetivou-se com este estudo relatar a estruturação física e sociocultural da aldeia Sede, onde residem os Tenetehar-Tembé, à luz da Teoria do Nicho Desenvolvimental, com enfoque no subsistema denominado de Contexto Físico e Social. Os dados coletados foram sistematizados em eixos temáticos para melhor compreensão e análise, a saber: a aldeia como lugar de todos os indígenas; espaço social da aldeia sede; ambientes sagrados da aldeia; e o tempo na aldeia. Tais categorias revelaram o conceito que os indígenas têm sobre ambiente físico e social, do lugar que eles habitam e o respeito que possuem dos lugares sagrados em determinados horários. Práticas que abrangem desde crianças até as pessoas idosas da aldeia, o que exerce influência direta no curso desenvolvimental. Entende-se ser necessário refletir sobre a maneira como os cuidadores tratam suas crianças e no que acreditam ser adequado ao cuidado delas, correlacionando com o ambiente em que são cuidadas, uma vez que essa relação se configura e é construída no meio sociocultural em que estão inseridos.

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Bibliographies de l'auteur-e

Miriam Dantas de Almeida, Universidade Federal do Pará

Psicóloga. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (UFPA/NAEA). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade Católica de Brasília). Professor Associado 3 da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – PPGP e Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento - PPGTPC. Bolsista Produtividade CNPq.

Celina Maria Colino Magalhães, Universidade Federal do Pará

Celina Maria Colino Magalhães concluiu o doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1995. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Pará , coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, no período de mar. de 2011 a fev. 2015 e Coordenadora do Grupo de Trabalho Brinquedo, aprendizagem e saúde na ANPEPP no período de junho 2016 a junho 2018. Ministra disciplinas na Faculdade de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Publicou 60 artigos em periódicos especializados e 105 trabalhos em anais de eventos. Possui 19 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 59 itens de produção técnica. Participou de 26 eventos no Brasil. Orientou 28 dissertações e 7 teses, além de ter orientado 30 trabalhos de iniciação científica e 40 trabalhos de conclusão de curso de graduação na área de Psicologia. Recebeu uma homenagem por orientação de trabalho premiado. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano. Em suas atividades profissionais interagiu com 141 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Brinquedoteca, Brincadeiras, Desenvolvimento infantil, Crianças pré-escolares, Creche, Interação, Crianças, Brincadeira de Rua, Diferença de gênero e Educadoras, crianças e idosos em instituições, relação mãe-bebê em situação de cárcere.

Estela Márcia França Aido, Universidade Federal do Pará

Assistente Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Infância, Família e Políticas Sociais na Amazônia (Programa Infância e Adolescência/PIA/UFPA), Mestranda em Psicologia Social e Clínica no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. É Assistente Social do quadro efetivo de servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

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Publié-e

2018-12-30

Comment citer

Almeida, M. D. de, Pedroso, J. da S., Magalhães, C. M. C., & Aido, E. M. F. (2018). Contexto Físico e Sociocultural de uma Aldeia Indígena “Tembé” na Amazônia Brasileira. Revista Subjetividades, 18(2), 93–104. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.7113

Numéro

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Relatos de Pesquisa

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