Sentidos Produzidos a partir do Discurso sobre o Corpo Feminino na Publicidade

Auteurs-es

  • Ana Alice da Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177

Mots-clés :

corpo, mulher, publicidade, análise do discurso, contemporaneidade

Résumé

Este artigo busca analisar os sentidos produzidos a partir do discurso sobre o corpo feminino em três anúncios publicitários de produtos voltados para esse público. A perspectiva adotada é a análise do discurso de linha francesa, a partir de uma breve apresentação dos conceitos de discurso, história nova e memória discursiva. O discurso em questão é o discurso publicitário, que, na intenção de promover o consumo, atribui valores e ideais aos produtos que veicula. O estudo reconhece um caráter pedagógico nas revistas femininas, assim como nos anúncios selecionados, característico desse tipo de publicação, demonstrando uma tentativa de ensinar como deve ser uma mulher. Nesse sentido, a análise aponta que as peças publicitárias constroem imperativos sobre o corpo da mulher, que deve ser submetido a determinados procedimentos e fazer uso de produtos para que possa se inserir adequadamente na cultura.

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Bibliographies de l'auteur-e

Ana Alice da Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, na linha de pesquisa Psicanálise e Cultura. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Cursa a graduação em Letras- Inlgês na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: GPEA - Grupo de pesquisa em espacialidades artísticas, O sexo da palavra (grupo de estudos e pesquisa sobre sexualidade e gênero) e Gênero e linguagens (estudos sobre sexualidade e gênero). Pesquisa e tem interesse nas seguintes áreas: literatura, gênero, corpo, subjetividade, literatura fantástica, análise do discurso e psicanálise.

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, e seu doutorado em Psicologia Social foi igualmente realizado naquele Instituto. Suas duas grandes linhas de pesquisa são "Corpo e Cultura" e "Filosofia do Corpo", as quais contém projetos de pesquisa, tais como: "Corpo e Consumo", "Análise Institucional do Corpo", "Corpo do Ator", "Nietzsche, Corpo e Potência". Terminou recentemente seu Pós-Doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha, com o tema da "loucura no corpo de Nietzsche", tendo sido orientado pelo prof. Dr. Christoph Türcke.

Publié-e

2017-12-15

Comment citer

Pereira, A. A. da S., & Próchno, C. C. S. C. (2017). Sentidos Produzidos a partir do Discurso sobre o Corpo Feminino na Publicidade. Revista Subjetividades, 17(2), 76–86. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177

Numéro

Rubrique

Relatos de Pesquisa

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