Lugar-Escola: Espaços Educativos

Auteurs-es

  • Eliane Cristina Gallo Aquinord PUC-Campinas
  • Elisabeth Adorno de Araujo PUC-Campinas

Mots-clés :

Espaço escolar, Arquitetura, Lugares, Aprendizagem, Ensino.

Résumé

Este artigo apresenta os debates entre autores que avaliam o ambiente físico de instituições educativas, sua ocupação e, principalmente, a relação entre esses espaços e a aprendizagem dos alunos na escola. Nesse sentido, discorre sobre a relevância do meio físico para os alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem nos espaços escolares. Assim sendo, o objeto de questionamento é a importância do espaço físico para o ato de ensino, visando a aprendizagem dos alunos. Existem lacunas na ciência pedagógica para o uso desses espaços, as quais resultam em perda de qualidade da aprendizagem quando não há uma apropriação adequada dos espaços escolares, devido à má orientação inicial dos projetos de arquitetura escolar estabelecidos pelo antigo paradigma de utilização das salas de aula. Os professores, a sociedade e a comunidade escolar ainda não estão preparados para visualizar novas possibilidades de usos para os ambientes escolares. A conclusão é que se deve reivindicar, junto aos gestores educacionais, a composição de uma nova arquitetura escolar planejada em conjunto com a comunidade, docentes e alunos para transformar esses espaços em lugares efetivos e colaborativos de ensino e aprendizagem.

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Publié-e

2016-05-25

Comment citer

Aquinord, E. C. G., & Araujo, E. A. de. (2016). Lugar-Escola: Espaços Educativos. Revista Subjetividades, 13(1-2), 221–248. Consulté à l’adresse https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/5082

Numéro

Rubrique

Artigos