O Conceito de Angústia e suas Relações com a Linguagem

Auteurs-es

  • Isloany Dias Machado
  • Tiago Ravanello

DOI :

https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.329-342

Mots-clés :

psicanálise, angústia, linguagem, afeto, clínica.

Résumé

O objetivo deste trabalho é sustentar a hipótese de que o conceito da angústia, assim como os demais conceitos da economia psíquica, podem ser abordados segundo o axioma lacaniano do inconsciente estruturado como uma linguagem. Com este intuito, percorremos as duas teorias freudianas da angústia, a primeira como afeto transformado a partir do recalque, e a segunda, pertencente à segunda tópica, da angústia como sinal que aponta para o recalque, ou seja, como causa deste. Em seguida, propomos um cotejo entre o conceito de angústia e as descrições de transtorno de ansiedade presentes no DSM-IV-TR e na CID 10, com o objetivo de apontar para um resquício da utilização da terminologia freudiana nos manuais, apesar de sua proposta universalizante e estritamente descritiva, sem o uso de referências teóricas diretas. Nossa proposta, ao fazer este diálogo, indica que há mais divergências do que aproximações entre os apontamentos freudianos e tal modelo de nosografia, já que esta separa fenômeno e sujeito, sem considerar as causalidades e a possibilidade de produção subjetiva. Ao contrário deste apagamento do sujeito proposto pelos manuais, temos as conceituações lacanianas sobre angústia, sobretudo a partir do Seminário 10, como afeto que não engana e como constitutivo da estruturação subjetiva. Dentro desta perspectiva, destacamos alguns aspectos da abordagem da angústia na clínica psicanalítica, a partir dos conceitos de objeto a e do discurso do analista como norte para a atuação do psicanalista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Isloany Dias Machado

Especialização em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Federal da Grande Dourados. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Tiago Ravanello

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2014-08-01

Comment citer

Machado, I. D., & Ravanello, T. (2014). O Conceito de Angústia e suas Relações com a Linguagem. Revista Subjetividades, 14(2), 329–342. https://doi.org/10.5020/23590777.14.2.329-342

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s