Ler e escrever podem custar um mundo: uma década de investimentos para superação da pobreza de letramentos
Résumé
Este artigo apresenta os dez anos de aplicação do conceito de letramentos no trabalho de um psicólogo educacional, e compartilha ferramentas para superação das privações nas capacidades de leitura e escrita em crianças, jovens e adultos, introduzindo o Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos®. Descreve o Programa de Letramentos desenvolvido por sete anos no município cearense de Itapajé, onde o ato de LER foi mediado e instrumentalizado como catalisador para o re-encontro com a liberdade de ler e escrever e o resgate da autoria de professores e estudantes, em sua mútua relação com as formas de expressão da educação e cultura locais e brasileiras. A prática relatada pretende unir esforços com outras atividades desenvolvidas em 2005, Ano Ibero-americano da Leitura, visando ao “grande salto necessário para construir uma Nação de Cidadãos Leitores”, norteado por uma compreensão de “Leitura como uma questão estratégica para a Nação – inclusive para promover inclusão e cidadania”, conforme proposta do Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Finaliza apresentando reflexões para os gestores das políticas públicas em leitura e escrita no Brasil. Palavras-chave: letramentos, comunidade, inclusão, psicoeducação, empoderamentoTéléchargements
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