Nomadismo e solidão na cidade veloz:alegorias da compressão do tempo-espaço na ficção de Caio Fernando Abreu

Autores/as

  • Daniel Mattos de Araújo Lima Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará
  • Idilva Germano Universidade Federal do Ceará

Resumen

Este trabalho discute a figuração literária dos processos de subjetivação contemporâneos na ficção do escritor Caio Fernando Abreu (1948- 1996), a partir de uma reflexão sobre os efeitos da “compressão do tempo-espaço” (Harvey, 1994) sobre as experiências psicossociais no mundo tardo-moderno. Em Caio Abreu, visualizamos as mais diversas cenas da vida urbana ancorada na cultura do consumo, bem como as diferentes situações que evocam a fragmentação do sujeito e as novas sensibilidades e formas de lidar com a efemeridade, a velocidade e a perda das utopias na cultura contemporânea. Seus contos, novelas e seu epistolário exploram o espectro de situações nefastas em que está mergulhado o indivíduo no final do século XX, especialmente mediante os temas do nomadismo, da errância, da solidão e do narcisismo que parecem caracterizar os tempos pósutópicos. Ao delinear personagens, enredos e cenários figurativos da experiência urbana globalizada, o escritor lança um olhar particularmente revelador de tais condições no contexto do Brasil contemporâneo. Este trabalho examina alguns contos incluídos em Os dragões não conhecem o paraíso (1988), Morangos mofados (1995), Estranhos estrangeiros (1996) e o romance Onde andará Dulce Veiga (1990) à luz da crítica da modernidade empreendida por autores como David Harvey, Zygmunt Bauman, Fredric Jameson entre outros teóricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Mattos de Araújo Lima, Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará

Psicólogo. Mestre em Psicologia. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/ UECE – Crateús).

Idilva Germano, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Doutora em Sociologia. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2008-08-20

Cómo citar

Lima, D. M. de A., & Germano, I. (2008). Nomadismo e solidão na cidade veloz:alegorias da compressão do tempo-espaço na ficção de Caio Fernando Abreu. Revista Subjetividades, 8(2), 343–363. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/9

Número

Sección

Artigos