O Olhar do Agente Educador sobre a Constituição Psíquica de Crianças Acolhidas

Autores/as

  • Poliana Omizzollo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Milena da Rosa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.5198

Palabras clave:

abrigo, constituição psíquica, relação mãe-bebê, privação.

Resumen

Este estudo visa compreender, através do olhar de agentes educadores de instituições que acolhem crianças separadas de suas mães, como aquelas se constituem psiquicamente, tendo em vista a relevância da função materna para o desenvolvimento emocional do bebê. A partir da perspectiva dos agentes, refletimos sobre as possibilidades de desenvolvimento que cada criança encontra ao deparar-se privada da convivência com sua família de origem e acolhida em uma instituição. Assim, foram realizadas entrevistas com quatro profissionais que atuam diretamente no cuidado de bebês e crianças pequenas que se encontram em abrigos de Porto Alegre, e analisadas vinhetas de um caso clínico que impulsionou este escrito. A abordagem realizada possibilitou a compreensão de diversos fatores implicados na árdua tarefa do vir a ser enquanto sujeito no âmbito de uma instituição de acolhimento, enfatizando as possibilidades que irrompem quando consideramos um espaço para a escuta clínica. Percebemos, assim, que um vínculo calcado na confiança e na confiabilidade é possível, mas que, geralmente, encontra-se emaranhado por entre as dificuldades inerentes à função.

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Biografía del autor/a

Poliana Omizzollo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). É Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura, pela UFRGS e especialista em Atendimento Clínico - ênfase Psicanálise pela Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS. Atualmente é psicóloga no Caps I de Veranópolis, psicóloga escolar da Escola de Educação Infantil Capela Navegantes e atua na clínica psicanalítica em consultório particular em Porto Alegre. Tem experiência em Clínica Psicanalítica, em políticas públicas e na área de Psicologia Escolar.

Milena da Rosa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Orientadora de Mestrado no PPG Psicanálise: Clínica e Cultura, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS, do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia. Possui graduação em Psicologia pela UFRGS(1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Psicologia pela mesma universidade. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. Co-coordenadora do Centro de Atendimento Pais-Bebê, que funciona no CIPAS-UFRGS. Tem trabalhado com Psicologia e Psicanálise, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: psicanálise com bebês; educação infantil (berçário/creche); clínica da criança; paternidade.

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Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Omizzollo, P., & Silva, M. da R. (2018). O Olhar do Agente Educador sobre a Constituição Psíquica de Crianças Acolhidas. Revista Subjetividades, 18(2), 105–116. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i2.5198

Número

Sección

Relatos de Pesquisa