Imagens da Docência: Um Estudo sobre o Processo de Trabalho e Mal-estar Docente1
Palabras clave:
Trabalho docente, Mal-estar docente, Imagens da docência, Saúde.Resumen
Esse artigo aborda as imagens de docência do professorado que atua na rede pública municipal de ensino básico do município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Trata-se de um recorte da pesquisa realizada entre 2007 e 2009, cujo objetivo foi analisar aspectos e elementos do processo de trabalho das professoras. A partir de dados funcionais e de entrevistas com professoras que obtiveram licenças de saúde em 2006 e 2007, discutimos o processo de trabalho e as expectativas das professoras frente à educação e à carreira, bem como as implicações que tais imagens guardam com a saúde de cada docente. Nessa abordagem destacamos que a imagem do magistério como sacrifício se naturaliza como componente inexorável do processo de trabalho. O mestre da renúncia de si marca as imagens da profissão – trabalhar sem condições físicas e emocionais faz parte da doação e da luta das professoras. Nestas condições, aumenta o sacrifício até o limite da instalação da doença ou do distanciamento emocional do trabalho.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.