Subjetivação: Aproximações Possíveis entre Freud e Pessoa
Palabras clave:
Psicanálise, Literatura, Subjetividade, Alteridade, Linguagem.Resumen
Este trabalho tem como objetivo abordar os nossos modos humanos de ser (de subjetivação) na interface entre Literatura e Psicanálise. Para fundamentar tal opção, dois textos de Sigmund Freud foram escolhidos por se debruçarem mais detidamente sobre o tema da criação literária: trata-se do ensaio que foi traduzido como Escritores criativos e devaneio, de 1907 e O Estranho, de 1919. A interface com a Literatura recai sobre alguns trechos da obra de Fernando Pessoa, especificamente as de seu semiheterônimo Bernardo Soares, no Livro do Desassossego (edição de 2006) e, também, de seu poema intitulado Autopsicografia, de 1931. A proposta é apresentar algumas concepções freudianas e pessoanas nos pontos em que se aproximam do tema da constituição de subjetividade, especialmente no que se refere a uma alterabilidade do outro: uma proposta de transformação do outro consigo mesmo – transformação em poeta –, tema subjacente tanto aos textos freudianos quanto aos escritos pessoanos. Eis a articulação fundamentada na Psicanálise e na Literatura, campos escolhidos para dialogarem no presente texto.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.