O Mal-estar na Sala de Aula como Impulso Criador

Autores/as

  • Robineia da Costa Seraphim
  • Márcia Aparecida Amador Mascia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.95-104

Palabras clave:

educação, mal-estar, arte, análise do discurso, sujeito desejante.

Resumen

Este trabalho é parte de um estudo realizado entre os anos de 2010 e 2011 no programa de Mestrado em Educação. O referido trabalho discute o mal-estar presente nas relações que se dão nas salas de aula nos dias atuais, por conta da falta de limites dos adolescentes. Neste artigo, apresentamos a análise de uma aluna de 15 anos de idade, do sexo feminino, que responde parcialmente à demanda da escola enquanto um sujeito plenamente desejante. O material coletado para a análise se refere a relatos do processo de criação artística e o seu produto final, o objeto de arte desenvolvido pela adolescente. A pesquisa se sustenta nos estudos de Salles sobre os processos de criação artística e em alguns insights psicanalíticos sobre as novas formas de subjetivação de Birman e Forbes e, por fim, na análise do discurso francesa de Michel Pêcheux que entende o discurso como uma malha composta pela história, pela ideologia e pelo inconsciente. Como resultado, constatamos uma mudança de funcionamento psíquico dos alunos da atualidade em relação ao aluno da era moderna. Tal mudança diz respeito a um enfraquecimento da postura desejante em relação à escola e a sua forma de organização como um todo. Em outras palavras, os adolescentes não estão mais vendo a escola como objeto de desejo. Estamos diante de uma ambivalência do sujeito-aluno, um sujeito que, na atualidade, é incapaz de se fazer plenamente desejante como ainda almeja a escola na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Robineia da Costa Seraphim

Mestre em Educação pela Universidade São Francisco, Professora de Ed. Básica das Redes Públicas Estadual de São Paulo e Municipal de Itatiba.

Márcia Aparecida Amador Mascia

Doutora em Linguística Aplicada e professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Publicado

2015-04-01

Cómo citar

Seraphim, R. da C., & Mascia, M. A. A. (2015). O Mal-estar na Sala de Aula como Impulso Criador. Revista Subjetividades, 15(1), 95–104. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.95-104

Número

Sección

Artigos