Vergonha: Acrescentando um pouco de Tempero

Autores/as

  • Polyana Schimith
  • Sávio Silveira de Queiroz
  • Alberto Murta

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.17-23

Palabras clave:

vergonha, gozo, significante-mestre, Psicanálise, supereu.

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar, à luz do Seminário, livro 17: O avesso da psicanálise, de Jacques Lacan, o estatuto da vergonha na contemporaneidade. O conceito lacaniano de vergonha indica que esse sentimento tem uma relação intrínseca com significante-mestre. Lacan mostra que o sentimento de vergonha está desaparecendo. Essa afirmação nos intrigou e nos fez questionar o que está causando a ausência da vergonha em nossa sociedade. Observamos que houve uma mudança sociedade: o gozo que antes deveria ser encoberto com o véu da vergonha passou a ser escancarado e desavergonhado. Paralelamente, ocorre uma mudança no estatuto do superego, que agora pode ser lido como portador do imperativo de gozo. Mesmo afirmando a ausência da vergonha, Lacan não deixa de apontar que esse é um sentimento importante para a sociedade, bem como para a experiência de análise, pois nos ajuda a lembrar que temos um significante-mestre de onde provém o gozo. Lacan sugere que, durante uma análise, é desejável reconfigurar a vergonha de outra forma.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Polyana Schimith

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Psicologia, na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES.

Sávio Silveira de Queiroz

Professor Associado no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da UFES e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES.

Alberto Murta

Graduação em Psicologia pela UFES. Mestrado em Filosofia – UFMG. Doutorado em Psicanalise e Campo Freudiano - Université Paris VIII (1996). Pós-doutorado pela UFF. Professor no Departamento de Psicologia na UFES.

Publicado

2014-12-01

Cómo citar

Schimith, P., Queiroz, S. S. de, & Murta, A. (2014). Vergonha: Acrescentando um pouco de Tempero. Revista Subjetividades, 15(1), 17–23. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.17-23

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a