Consecuciónes satisfactorias de la experiencia psicológica del ocio
Resumen
El presente artículo aborda desde una perspectiva actual el tema de los Beneficios del Ocio, uno de los conceptos esenciales en el estudio del ocio como factor de desarrollo personal y social. Se aporta una visión evolutiva del concepto a través de diferentes corrientes teóricas, subrayando la importancia de los beneficios del ocio entendidos desde una acepción: como mejora de una condición o situación de una persona, grupo o entidad, como prevención y/o mantenimiento y finalmente, como consecución de una experiencia psicológica satisfactoria en el marco de un ocio ajustado. Desde la perspectiva de la autora, el ocio promueve la consecución de dos tipos de beneficios, intermedios y finales, que contribuyen a mejorar el bienestar y la calidad de vida de los ciudadanos. Los profesionales del ocio procedentes tanto del sector público como del privado deberían tomar conciencia de los beneficios que pueden promoverse a través del ocio e incorporar estos conocimientos en el diseño de políticas, estrategias de gestión y modelos de intervención en ocio. Palabras clave: beneficios del ocio, calidad de vida, políticas de ocio, participación, ocio.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.