Sobre leis, narciso e seus clamores

Autores/as

  • Francisco Catunda Martins

Resumen

Duas leituras sobre a lei e narcisismo, realizadas em contextos articulados academicamente distintos, geram uma discussão em torno do sofrimento psíquico e sua relação com o sujeito, a sociedade e a cultura. Na primeira parte do trabalho, questões do cotidiano do sujeito no social são levantadas a partir duma discussão antropológica e psicanalítica. Na segunda parte é levada a cabo uma discussão sobre a realidade narcísica que é tratada por discursos advindos de vários campos do conhecimento. O desenvolvimento do texto fomenta a polêmica sobre o lugar do sujeito, do inconsciente, e de uma cultura narcisista, guardando cada autor a elaboração própria e leituras atravessadas, concluindo com hipóteses, elaborações teóricas e dados de pesquisas com adolescentes em fase avançada de análise. O trabalho aporta contribuições importantes, sobretudo em função dos estudos da dessubjetivação e da violência, e lança uma reflexão sobre a reivindicação dirigida à psicanálise hoje. Palavras-chave: Lei, Sofrimento Psíquico, De-subjetivação, Violência, Psicanálise.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Catunda Martins

Psicanalista, Psicólogo Clínico, Psiquiatra, Professor Titular na Universidade de Brasília, autor de Psicopathologia I e II, PUCMinas Editora, e O complexo de Édipo, O nome próprio, Edunb.

Publicado

2009-07-03

Cómo citar

Catunda Martins, F. (2009). Sobre leis, narciso e seus clamores. Revista Subjetividades, 9(2), 603–617. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1632

Número

Sección

Artigos