Desdobramentos do trabalho analítico como discurso

Autores/as

  • Luis Achilles Rodrigues Furtado

Resumen

A partir de uma investigação anterior sobre a temática do trabalho na obra freudiana, desenvolvemos neste artigo uma exploração inicial do ensino de Lacan. Orientados pela questão sobre o trabalho do psicanalista, abordamos os problemas de tradução implicados nas palavras alemãs relativas ao termo “trabalho” e seguimos as orientações de Lacan em seu seminário sobre “Os escritos técnicos de Freud” e seu texto “Função e campo da fala e da linguagem em Psicanálise”. Dissertamos, então, sobre a afirmação de Lacan sobre o trabalho analítico como discurso, diferenciando, por fim, o trabalho do analista do trabalho analisante. Palavras-chave: trabalho analítico, linguagem, psicanálise, discurso, elaboração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Achilles Rodrigues Furtado

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UFC. Professor Assistente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Avançado de Sobral.

Publicado

2008-06-29

Cómo citar

Rodrigues Furtado, L. A. (2008). Desdobramentos do trabalho analítico como discurso. Revista Subjetividades, 8(1), 89–102. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1602

Número

Sección

Artigos