Abrigo para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces

Autores/as

  • Lília Iêda Chaves Cavalcante
  • Celina Maria Colino Magalhães
  • Fernando Augusto Ramos Pontes

Resumen

Este artigo procura sistematizar referenciais e concepções presentes na literatura que têm orientado a discussão sobre o que são e como funcionam os abrigos para crianças na faixa-etária de 0 a 6 anos. Nesse sentido, apresenta e discute concepções que definem o abrigo enquanto 1) instrumento da política de proteção social à infância, 2) instituição asilar infantil, 3) ambiente coletivo de cuidado e 4) contexto ecológico do desenvolvimento humano. O tom paradoxal que marca a relação entre proteção e risco em estudos sobre a qualidade do ambiente físico e social em instituições de abrigo é discutido em função da natureza complexa dessa modalidade de cuidado infantil e as implicações de suas características contextuais para o desenvolvimento da criança institucionalizada. Palavras-chave: infância, criança institucionalizada, abrigo para crianças, desenvolvimento infantil, cuidado infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lília Iêda Chaves Cavalcante

Professora do Departamento de Políticas e Trabalhos Sociais. Doutoranda pelo Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Celina Maria Colino Magalhães

Professora Doutora do Departamento de Psicologia Experimental e do Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Fernando Augusto Ramos Pontes

Professor Doutor do Departamento de Psicologia Experimental e do Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2007-10-28

Cómo citar

Chaves Cavalcante, L. I., Colino Magalhães, C. M., & Ramos Pontes, F. A. (2007). Abrigo para crianças de 0 a 6 anos: um olhar sobre as diferentes concepções e suas interfaces. Revista Subjetividades, 7(2), 329–352. Recuperado a partir de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1588

Número

Sección

Artigos