Modos de Subjetivação no Sistema Avaliativo da Pós-graduação: Conhecer, Estranhar, Interrogar
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.16.1.78-90Keywords:
modos de subjetivação, avaliação, pós-graduação, psicologiaAbstract
A proposta deste artigo é pensar sobre os modos de subjetivação produzidos pelo sistema avaliativo nos programas de pós-graduação em psicologia. De que maneira nos reconhecemos diante e nessa tecnologia? Quais são os modos de tensionarmos e configurarmos suas forças atuantes? Como nos produzimos e nos estetizamos nesse cenário? Tais questionamentos nos levam à construção de seis camadas, quais sejam: problema contemporâneo; controle e regulação; produtividade; individualização e competitividade; exclusão e hierarquia; outros modos de se reconhecer, constituir e estetizar. Convidamos o leitor a encontrar brechas e possibilidades de escapar aos funcionamentos mais nocivos do sistema avaliativo, bem como encontrar nele mesmo modos de transformá-lo em outras potencialidades.Downloads
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