Notas sobre a Metapsicologia do Ato Transgressivo

Authors

  • Alan Souza Lima
  • Mauricio Rodrigues de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.37-45

Keywords:

metapsicologia, pulsão de morte, supereu, masoquismo primário, transgressão.

Abstract

Este artigo visa à construção de algumas reflexões acerca da metapsicologia do ato transgressivo, no qual vislumbramos a incidência da atuação em conjunto do masoquismo primário, do supereu e da pulsão de morte. Com efeito, acreditamos serem três conceitos enlaçados de tal modo que, ao pensarmos acerca do funcionamento de um deles, automaticamente nos vemos obrigados a convocar os outros se quisermos contemplar um panorama mais completo no que tange à metapsicologia. Nossos balizamentos para tal empresa são as construções freudianas do início da década de vinte, especificamente as obras Além do Princípio do Prazer (1920), O Eu e o Isso (1923) e O Problema Econômico do Masoquismo (1924). Nosso ponto de partida é a ideia de que, se na obra de 1920 a pulsão de morte é tida como uma hipótese especulativa, será somente no contexto da obra de 1923 que Freud articulará de maneira eficaz as ferramentas teóricas e clínicas que permitem adensar e integrar tal noção. Por fim, com o auxilio da descrição freudiana sobre os “criminosos por sentimento de culpa”, faremos uma breve explanação sobre a incidência deste trio “infernal” na realização da transgressão, na tentativa de compor um cenário mais completo no que diz respeito à metapsicologia que subjaz a esta ação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alan Souza Lima

Mestre em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará. Psicólogo Clínico.

Mauricio Rodrigues de Souza

Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto IV no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará.

Published

2015-04-01

How to Cite

Lima, A. S., & Souza, M. R. de. (2015). Notas sobre a Metapsicologia do Ato Transgressivo. Revista Subjetividades, 15(1), 37–45. https://doi.org/10.5020/23590777.15.1.37-45

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)