Do diário íntimo ao blog: o sujeito entre a linearidade e a espacialidade

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima
  • Ana Lydia Bezerra Santiago

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o suporte material utilizado na prática da escrita de si e a dimensão espaço-temporal que o envolve, pensando a noção de sujeito implicada nesta dimensão. O diário é uma forma de escrita de si que originalmente se caracterizava pelo seu caráter íntimo e confessional. O blog pode ser considerado como um diário on-line, contemporâneo, de caráter público. Com relação ao suporte material, os diários íntimos são “escritos de si” reunidos em folhas encadernadas, seguindo uma ordem cronológica, que favorece uma leitura linear, sequencial e contínua. Os blogs, como diários virtuais, são textos fragmentados, descontínuos, móveis e abertos, escritos no ciberespaço e lançados no espaço público. Do diário íntimo ao diário público opera-se uma passagem, da linearidade à espacialidade. Buscamos fazer uma aproximação entre a noção de espacialidade do espaço virtual e a noção de “constelação” utilizada na literatura e na psicanálise. A partir das considerações sobre a lógica constelar no ciberespaço, buscamos fazer uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no estatuto de sujeito, da lógica linear à lógica constelar. Palavras-chave: diários, blogs, linear, espacial, constelar, psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Laguárdia de Lima

Doutora em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Psicóloga, Psicanalista, Professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Unicentro Newton Paiva em Belo Horizonte, M. G.

Ana Lydia Bezerra Santiago

Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, USP, Psicanalista, membro da EBP - Escola Brasileira de Psicanálise e membro da AMP - Associação Mundial de Psicanálise.

Downloads

Publicado

03.09.2009

Como Citar

Laguárdia de Lima, N., & Lydia Bezerra Santiago, A. (2009). Do diário íntimo ao blog: o sujeito entre a linearidade e a espacialidade. Revista Subjetividades, 9(3), 939–962. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1669

Edição

Seção

Artigos