Revisão Sistemática dos Instrumentos de Avaliação Cognitiva de Autores de Agressão Sexual Contra Criança e Adolescente (AASCA)

Autores

  • Daniela Castro dos Reis Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Lília Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.6525

Palavras-chave:

avaliação cognitiva, revisão sistemática da literatura, criança, adolescência.

Resumo

O objetivo desta revisão foi identificar e descrever as medidas psicométricas de instrumentos de avaliação cognitiva de autores de agressão sexual contra criança e adolescente, cientificamente validados, encontrados em estudos que investigaram inteligência, empatia e distorção cognitiva, na literatura nacional e internacional, disponíveis na fonte de dados no Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Utilizou como critérios de elegibilidade, termos em português e inglês, agressor sexual, abusador sexual, perpetrador sexual, estuprador sexual, molestador sexual. Em um total 1122 artigos, foram selecionados 58 para revisão e, neles, 13 instrumentos de avaliação cognitiva: verificação do coeficiente de inteligência (1), avaliação de empatia (2), e distorção cognitiva (10). Entre as propriedades psicométricas relatadas, seis dos instrumentos encontrados exibiram alto o índice de confiabilidade. Quando comparados os instrumentos de inteligência, empatia e distorção cognitiva, percebe-se que os resultados apontam para medidas de alta de confiabilidade e completeza entre esses últimos. A literatura internacional sobre o tema vem ganhando visibilidade no meio científico, contudo ainda são escassos os métodos e instrumentos de pesquisa voltados à avaliação cognitiva dessa população no Brasil.

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Biografia do Autor

Daniela Castro dos Reis, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2002), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007). Doutora pela Universidade Federal do Pará.Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescente, adolescentes, violência sexual.

Lília Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Está credenciada como professor orientador ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento, área de concentração da Ecoetologia. É Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência de trabalho na área de Serviço Social e Psicologia, com ênfase na Psicologia do Desenvolvimento Humano. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes são: Criança, Adolescente, Direitos da Criança e do Adolescente, Família, Escola, Unidade de Educação Infantil, Abrigo, Acolhimento Institucional, Adoção, e Autores de Violência/Agressão. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CAPS - Psicologia e Serviço Social.

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Publicado

26.02.2019

Como Citar

Reis, D. C. dos, & Cavalcante, L. I. C. (2019). Revisão Sistemática dos Instrumentos de Avaliação Cognitiva de Autores de Agressão Sexual Contra Criança e Adolescente (AASCA). Revista Subjetividades, 18(3), 13–25. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v18i3.6525

Edição

Seção

Estudos Teóricos

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