O Espaço para o Scholé no Mundo Acadêmico

Autores

  • Marcus Vinicius Soares Siqueira Universidade de Brasília.
  • Bárbara Novaes Medeiros Universidade de Brasília.
  • Juliana Moro Bueno Mendonça Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.6385

Palavras-chave:

professores, scholé, prazer, desprazer, ensino superior

Resumo

Envolto às lógicas gerencialista, produtivista e mercadológica, a academia aprofunda suas próprias contradições que a definem. A partir desse contexto, o objetivo deste artigo teórico é o de discutir de maneira crítica, as relações de trabalho no mundo acadêmico a partir de dimensões como: o espaço para o ócio na visão grega (scholé), o desprazer e o prazer. Constata-se que é fundamental conceber as duas últimas dimensões de maneira imbricada com a primeira para que exista uma reflexão crítica a respeito das atividades que envolvem o trabalho docente no ensino superior. Caso contrário, pouca atenção será ofertada para a construção de mecanismos de trabalho emancipatórios, oriundos da conduta individual e coletiva, que ajudam a renovar a relação do sujeito com o trabalho. É necessário, portanto, o resgate do espaço do scholé enquanto valor, não para fins instrumentais, mas humanos, ligado à alteridade nas relações do professor, visando transformar a realidade social, por intermédio seja do ensino, seja da pesquisa e/ou da extensão.

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Biografia do Autor

Marcus Vinicius Soares Siqueira, Universidade de Brasília.

Pós Doutor em Sociologia Clínica e Psicologia (Laboratoire de Changement Social - Paris VII e Université Catholique de Louvain). Doutor em Administração de Empresas pela EAESP-FGV-SP e Mestre em Administração Pública pela EBAPE-FGV-RJ Professor da Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília - UnB.

 

Bárbara Novaes Medeiros, Universidade de Brasília.

Mestranda em Administração (Linha de Pesquisa: Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas - Universidade de Brasília), Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior: A Universidade no contexto Atual (Faculdade ISEIB), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional com Ênfase em Educação Especial e Inclusiva (Faculdade ISEIB), Pedagoga com Habilitação em Gestão Escolar, Supervisão Pedagógica, Orientação Educacional, Inspeção Escolar e Administração Escolar (Universidade Estadual de Montes Claros), Administradora (Faculdades Integradas Pitágoras).

Juliana Moro Bueno Mendonça, Universidade de Brasília.

Doutora em Administração pela Universidade de Brasília - UNB na área de Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais com estágio na Université du Québec à Montréal. Os interesses de pesquisa se dividem em: Prazer e Sofrimento no Trabalho, Comportamentos Abusivos no Trabalho, Assédio Moral e Incivilidade no Trabalho.

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Publicado

15.04.2018

Como Citar

Siqueira, M. V. S., Medeiros, B. N., & Bueno Mendonça, J. M. (2018). O Espaço para o Scholé no Mundo Acadêmico. Revista Subjetividades, 17(3), 143–156. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i3.6385

Edição

Seção

Estudos Teóricos

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