Sentidos Produzidos a partir do Discurso sobre o Corpo Feminino na Publicidade

Autores

  • Ana Alice da Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177

Palavras-chave:

corpo, mulher, publicidade, análise do discurso, contemporaneidade

Resumo

Este artigo busca analisar os sentidos produzidos a partir do discurso sobre o corpo feminino em três anúncios publicitários de produtos voltados para esse público. A perspectiva adotada é a análise do discurso de linha francesa, a partir de uma breve apresentação dos conceitos de discurso, história nova e memória discursiva. O discurso em questão é o discurso publicitário, que, na intenção de promover o consumo, atribui valores e ideais aos produtos que veicula. O estudo reconhece um caráter pedagógico nas revistas femininas, assim como nos anúncios selecionados, característico desse tipo de publicação, demonstrando uma tentativa de ensinar como deve ser uma mulher. Nesse sentido, a análise aponta que as peças publicitárias constroem imperativos sobre o corpo da mulher, que deve ser submetido a determinados procedimentos e fazer uso de produtos para que possa se inserir adequadamente na cultura.

Biografia do Autor

Ana Alice da Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, na linha de pesquisa Psicanálise e Cultura. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Cursa a graduação em Letras- Inlgês na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: GPEA - Grupo de pesquisa em espacialidades artísticas, O sexo da palavra (grupo de estudos e pesquisa sobre sexualidade e gênero) e Gênero e linguagens (estudos sobre sexualidade e gênero). Pesquisa e tem interesse nas seguintes áreas: literatura, gênero, corpo, subjetividade, literatura fantástica, análise do discurso e psicanálise.

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia

Possui mestrado em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, e seu doutorado em Psicologia Social foi igualmente realizado naquele Instituto. Suas duas grandes linhas de pesquisa são "Corpo e Cultura" e "Filosofia do Corpo", as quais contém projetos de pesquisa, tais como: "Corpo e Consumo", "Análise Institucional do Corpo", "Corpo do Ator", "Nietzsche, Corpo e Potência". Terminou recentemente seu Pós-Doutorado na Universidade de Leipzig, Alemanha, com o tema da "loucura no corpo de Nietzsche", tendo sido orientado pelo prof. Dr. Christoph Türcke.

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Publicado

15.12.2017

Como Citar

Pereira, A. A. da S., & Próchno, C. C. S. C. (2017). Sentidos Produzidos a partir do Discurso sobre o Corpo Feminino na Publicidade. Revista Subjetividades, 17(2), 76–86. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v17i2.5177

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

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