O Corpo na Toxicomania: Uma Primazia da Sensação?
Palavras-chave:
Corpo, toxicomania, sensação, curto-circuito pulsional, pré-prazer.Resumo
O presente artigo trata de um recorte da pesquisa de mestrado em Psicologia Clínica, desenvolvida no programa de Pós- Graduação da Universidade Católica de Pernambuco, intitulada O Corpo na Toxicomania: uma Primazia da Sensação? O estudo realizado teve por objetivo investigar as questões presentes na experiência corporal do toxicômano articulando-a com conceitos caros à psicanálise como o de pulsão e pré-prazer. Como problema de pesquisa foram levantados os seguintes questionamentos: É possível dizer que o funcionamento psíquico do toxicômano seria regido por uma primazia das sensações em detrimento da atividade do pensamento? Seria correto afirmar que na toxicomania o sujeito faz um retorno a uma fase primeira da obtenção de satisfação, o que Freud denominou fase autoerótica? O que justifica a importância desta articulação teórico-clínica no campo da toxicomania é a urgência por métodos de tratamento e intervenção que assegurem um bom cuidado e manejo apropriado para aqueles que procuram meios de se livrarem do abuso de sustâncias. Faz-se necessário repensar o posicionamento e o manejo clínico da psicanálise diante das novas formas de subjetivação que se apresentam na atualidade, em especial as relacionadas à toxicomania. Metodologicamente falando, trata-se de uma pesquisa psicanalítica uma vez que parte de questões emergentes da clínica. Contamos com a participação de 24 internos de duas instituições responsáveis pelo tratamento de toxicômanos. A entrevista adotada foi semiestruturada, a fim de permitir a fala livre dos participantes a respeito de suas experiências e de sua relação com a droga. Os dados receberam minuciosa apreciação tendo como método a análise de discurso, uma vez que a pesquisa se propunha a uma análise qualitativa. A apreciação dos discursos possibilitou que afirmássemos haver uma relação direta entre a estrutura psíquica do toxicômano e a busca por experiências prazerosas mais ligadas ao pré-prazer.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para autores: Cada manuscrito deverá ser acompanhado de uma “Carta de submissão” assinada, onde os autores deverão declarar que o trabalho é original e inédito, se responsabilizarão pelos aspectos éticos do trabalho, assim como por sua autoria, assegurando que o material não está tramitando ou foi enviado a outro periódico ou qualquer outro tipo de publicação.
Quando da aprovação do texto, os autores mantêm os direitos autorais do trabalho e concedem à Revista Subjetividades o direito de primeira publicação do trabalho sob uma licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY), a qual permite que o trabalho seja compartilhado e adaptado com o reconhecimento da autoria e publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores têm a possibilidade de firmar acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada na Revista Subjetividades (por exemplo, publicá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Revista Subjetividades.
Os autores concedem, ainda, à Revista Subjetividades uma licença não exclusiva para usar o trabalho da seguinte maneira: (1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico; (2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e; (3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Para leitores: Todo o conteúdo da Revista Subjetividades está registrado sob uma licença Creative Commons Atribuição (CC-BY) que permite compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim) seu conteúdo, desde que seja reconhecida a autoria do trabalho e que esse foi originalmente publicado na Revista Subjetividades.