Desdobramentos do trabalho analítico como discurso

Autores

  • Luis Achilles Rodrigues Furtado

Resumo

A partir de uma investigação anterior sobre a temática do trabalho na obra freudiana, desenvolvemos neste artigo uma exploração inicial do ensino de Lacan. Orientados pela questão sobre o trabalho do psicanalista, abordamos os problemas de tradução implicados nas palavras alemãs relativas ao termo “trabalho” e seguimos as orientações de Lacan em seu seminário sobre “Os escritos técnicos de Freud” e seu texto “Função e campo da fala e da linguagem em Psicanálise”. Dissertamos, então, sobre a afirmação de Lacan sobre o trabalho analítico como discurso, diferenciando, por fim, o trabalho do analista do trabalho analisante. Palavras-chave: trabalho analítico, linguagem, psicanálise, discurso, elaboração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Achilles Rodrigues Furtado

Psicanalista. Mestre em Psicologia pela UFC. Professor Assistente do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – Campus Avançado de Sobral.

Downloads

Publicado

29.06.2008

Como Citar

Rodrigues Furtado, L. A. (2008). Desdobramentos do trabalho analítico como discurso. Revista Subjetividades, 8(1), 89–102. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1602

Edição

Seção

Artigos