Ler e escrever podem custar um mundo: uma década de investimentos para superação da pobreza de letramentos

Autores

  • Francisco Silva Cavalcante Júnior Universidade de Fortaleza

Resumo

Este artigo apresenta os dez anos de aplicação do conceito de letramentos no trabalho de um psicólogo educacional, e compartilha ferramentas para superação das privações nas capacidades de leitura e escrita em crianças, jovens e adultos, introduzindo o Método (Con)texto de Letramentos Múltiplos®. Descreve o Programa de Letramentos desenvolvido por sete anos no município cearense de Itapajé, onde o ato de LER foi mediado e instrumentalizado como catalisador para o re-encontro com a liberdade de ler e escrever e o resgate da autoria de professores e estudantes, em sua mútua relação com as formas de expressão da educação e cultura locais e brasileiras. A prática relatada pretende unir esforços com outras atividades desenvolvidas em 2005, Ano Ibero-americano da Leitura, visando ao “grande salto necessário para construir uma Nação de Cidadãos Leitores”, norteado por uma compreensão de “Leitura como uma questão estratégica para a Nação – inclusive para promover inclusão e cidadania”, conforme proposta do Ministério da Cultura e Ministério da Educação. Finaliza apresentando reflexões para os gestores das políticas públicas em leitura e escrita no Brasil. Palavras-chave: letramentos, comunidade, inclusão, psicoeducação, empoderamento

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Biografia do Autor

Francisco Silva Cavalcante Júnior, Universidade de Fortaleza

Professor Titular do Mestrado e Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Coordenador do Laboratório RELUS.

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Publicado

20.06.2005

Como Citar

Júnior, F. S. C. (2005). Ler e escrever podem custar um mundo: uma década de investimentos para superação da pobreza de letramentos. Revista Subjetividades, 5(1), 45–71. Recuperado de https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/1516

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