Ampliação da rede de apoio de crianças enlutadas na pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14632Palavras-chave:
infância, pandemia, luto, rede de apoio, intervençãoResumo
Este estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de uma intervenção psicossocial na ampliação da rede de apoio afetiva e social de crianças que perderam um ou mais entes queridos em decorrência da contaminação pelo COVID-19. Trata-se de um estudo quase-experimental, fundamentado na abordagem de métodos-misto e com delineamento transversal. Participaram 18 crianças, com idades entre 8 e 11 (M = 10; DP = 0,82), subdivididas aleatoriamente em Grupo Experimental (GEx) e Grupo Controle (GC). A intervenção ocorreu durante oito sessões e foi conduzida no contexto escolar. O Mapa de Cinco Campos (MCC) foi a técnica utilizada para coleta de dados e os dados obtidos nas medidas de pré-teste (T1) e pós-teste (T2) foram avaliados por meio de análises descritivas e através do teste t robusto para média truncada e amostras dependentes. Os resultados evidenciaram que a intervenção foi capaz de aumentar a força de proximidade do campo Amigos, bem como aumentar a frequência de pessoas citadas no Nível 1 do MCC. Além disso, as médias mostraram que o tamanho do efeito em favor do GEx em comparação ao GC foi de magnitude moderada nas dimensões Família (δt = 0,4; p = 0,26), Instituição (δt = 0,53; p = 0,07), Amigos (δt = 0,41; p = 0,07), Comunidade (δt =0,33; p = 0,45) e Total (δt =0,64; p = 0,11). As limitações da investigação são apresentadas, bem como indicados estudos futuros, sobretudo em relação a programas de intervenção psicossocial direcionados a crianças que vivenciam perdas em situações de catástrofes.
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