Ampliação da rede de apoio de crianças enlutadas na pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14632

Palavras-chave:

infância, pandemia, luto, rede de apoio, intervenção

Resumo

Este estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos de uma intervenção psicossocial na ampliação da rede de apoio afetiva e social de crianças que perderam um ou mais entes queridos em decorrência da contaminação pelo COVID-19. Trata-se de um estudo quase-experimental, fundamentado na abordagem de métodos-misto e com delineamento transversal. Participaram 18 crianças, com idades entre 8 e 11 (M = 10; DP = 0,82), subdivididas aleatoriamente em Grupo Experimental (GEx) e Grupo Controle (GC). A intervenção ocorreu durante oito sessões e foi conduzida no contexto escolar. O Mapa de Cinco Campos (MCC) foi a técnica utilizada para coleta de dados e os dados obtidos nas medidas de pré-teste (T1) e pós-teste (T2) foram avaliados por meio de análises descritivas e através do teste t robusto para média truncada e amostras dependentes. Os resultados evidenciaram que a intervenção foi capaz de aumentar a força de proximidade do campo Amigos, bem como aumentar a frequência de pessoas citadas no Nível 1 do MCC. Além disso, as médias mostraram que o tamanho do efeito em favor do GEx em comparação ao GC foi de magnitude moderada nas dimensões Família (δt = 0,4; p = 0,26), Instituição (δt = 0,53; p = 0,07), Amigos (δt = 0,41; p = 0,07), Comunidade (δt =0,33; p = 0,45) e Total (δt =0,64; p = 0,11). As limitações da investigação são apresentadas, bem como indicados estudos futuros, sobretudo em relação a programas de intervenção psicossocial direcionados a crianças que vivenciam perdas em situações de catástrofes.

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Biografia do Autor

Alex Sandro Gomes Pessoa, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2023-2025). Visiting Scholar na Universidade de Sydney,  Austrália (2024-2025) com bolsa da FAPESP. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Amanda Moro Sanches, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Bolsista do CNPq - Brasil, Acadêmica de Psicologia na Universidade Federal de São Carlos

Milene Maria Xavier Veloso, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil

Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. Professora Associada IV da Faculdade de Psicologia da UFPA.

André Vilela Komatsu, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Pesquisador do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV-UFSCar). Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia, todos pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona. Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) e pelo Max Planck Institute for Human Development (MPI).

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Publicado

04.09.2024

Como Citar

Pessoa, A. S. G., Sanches, A. M., Veloso, M. M. X., & Komatsu, A. V. (2024). Ampliação da rede de apoio de crianças enlutadas na pandemia de COVID-19. Revista Subjetividades, 24(3), 1–14. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14632

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