Sentido na Vida na Adultez Emergente: Contribuições para a Psicologia do Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12968

Palavras-chave:

adultez emergente, sentido na vida, ciclo vital, psicologia do desenvolvimento

Resumo

A adultez emergente refere-se ao período do desenvolvimento humano entre a adolescência e a vida adulta, do qual fazem parte indivíduos entre 18 e 29 anos. As principais características da adultez emergente são exploração da identidade, instabilidade, autofoco, sentimento de sentir-se entre a adolescência e a vida adulta e período de possibilidades. Em função das dificuldades e desafios próprios desse período, a saúde mental de adultos emergentes deve ser fomentada. Uma das formas de contribuir positivamente para o aumento e a manutenção da saúde mental dessa população é o desenvolvimento do senso de sentido da vida. Este estudo teórico tem como objetivo apresentar a importância do sentido na vida para o desenvolvimento sadio de adultos emergentes. Para isso, apresentam-se e discutem-se: a definição e a importância da adultez emergente, as especificidades da adultez emergente no contexto brasileiro, as implicações do sentido na vida para a saúde mental de adultos emergentes e os estudos sobre sentido na vida na adultez emergente. Os resultados das pesquisas apresentadas indicam que: a presença do senso de sentido na vida em adultos emergentes está relacionada com processos de crescimento pessoal, autorrealização e funcionamento mental positivo; e que promover sentido na vida em adultos emergentes pode fortalecer o compromisso com a própria vida e proteger contra comportamentos de risco. Considerando-se que a passagem pelos estágios do desenvolvimento humano exige o cumprimento de tarefas específicas, que implicam no processo de transição qualitativa de habilidades para lidar com as exigências de cada estágio procura-se contribuir com o campo da Psicologia do Desenvolvimento, chamando atenção para a saúde mental de adultos jovens. Sugere-se que intervenções que considerem as especificidades da adultez emergente no contexto brasileiro com foco no sentido na vida sejam realizadas, a fim de contribuir para a prevenção e promoção de saúde mental nessa população.

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Biografia do Autor

Jessica Particelli Gobbo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC, Campinas, São Paulo, Brasil

Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (ITC, 2018) e Doutora em Psicologia (PUCCAMP, 2022). Docente, Supervisora e Coordenadora de estágios na instituição Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL - Americana). Atua nas áreas de Docência, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental com Adolescentes e Adultos, Avaliação Psicológica e Psicologia do desenvolvimento humano - com ênfase em desenvolvimento do adolescente e adultos emergentes, construção do projeto de vida e sentido na vida.

Letícia Dellazzana-Zanon, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC, Campinas, São Paulo, Brasil

Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e titular da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) desde 2015. É pesquisadora do grupo de pesquisa Psicologia da Saúde e Desenvolvimento da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.  Mestre pela mesma instituição (UFRGS, 2008). Especialista em Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia, 2005), Especialista em Terapia de Família e Casal (Domus, 2004) e Psicóloga pela PUCRS (2001).  Atua na área de Psicologia do Desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento do adolescente e construção do projeto de vida, família e maternidade.

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Publicado

10.07.2023

Como Citar

Gobbo, J. P., & Dellazzana-Zanon, L. (2023). Sentido na Vida na Adultez Emergente: Contribuições para a Psicologia do Desenvolvimento. Revista Subjetividades, 23(2), 1–12. https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v23i2.e12968

Edição

Seção

Dossiê: Psicologia do Desenvolvimento no Brasil