Por que o índice de evasão de alunos em cursos de administração de IES privadas é tão alto?

Autores

  • Maria Bonfim Carmo Mascena Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Danielle Batista Coimbra Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0009-0009-9372-5310

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14214

Palavras-chave:

Evasão, Instituições de Ensino Superior, Cursos de Administração, Modelo de Tinto, Gestão do Ensino Superior

Resumo

A elevada taxa de evasão entre alunos que ingressam nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras é um grave problema, em especial para o setor privado. Entre os cursos que mais se destacam pelo alto índice de desistência está administração de empresas, que chegou a 61,5% entre 2010 e 2015. Buscando identificar os motivos de abandono do curso, a pesquisa tomou como análise os alunos do curso de administração de empresas de uma IES particular do Ceará e concluiu que essas decisões são influenciadas por variáveis complexas, entre elas dificuldades financeiras e incompatibilidade entre a vida acadêmica e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bonfim Carmo Mascena, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Administração de empresas (2012), Pós - Graduada em Administração, Marketing e Finanças, atuando principalmente nas áreas de: Administração, Educação, Marketing e Finanças. Mestre em Administração (Unifor). Atualmente ocupa cargo de Gestão na Faculdade Vale do Salgado. Foi Diretora de Recursos Humanos da Empresa Júnior Vale do Salgado - EJVS (2011). Docente da mesma IES ministrando disciplinas no curso de Administração. Integrante do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - FVS). É instrutora voluntária do projeto CAPACITAR uma parceria CENTEC e FVS (2013). Coordenadora do Projeto Clube da Leitura FVS - (CLFVS). É membro da AMICO (Associação dos filhos e amigos de Icó). 

Danielle Batista Coimbra, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduada em Administração de Empresas, Especialista em Comércio Exterior e Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Possui título de Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e MBA em Administração Acadêmica e Universitária pela Carta Consulta. Atualmente ocupa o cargo de Diretora do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) na Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Atuou na coordenação do núcleo de pesquisa do Centro de Ciências Administrativas; na coordenação do curso de bacharelado em Administração e também na coordenação de cursos de Pós Graduação Lato Sensu (MBAs) na UNIFOR para setores específicos, como o Elétrico, tendo conduzido turmas In Company para o Grupo ENEL. Atua como docente no MPA - Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Fortaleza. Possui larga experiência em design e implantação de currículos integrados centrados em competências para a área de gestão e negócios.

Downloads

Publicado

27-12-2022

Como Citar

Mascena, M. B. C., & Coimbra, D. B. (2022). Por que o índice de evasão de alunos em cursos de administração de IES privadas é tão alto?. Gestão Executiva, 1(4), 6–10. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14214

Edição

Seção

Artigos