Crowdfunding: peritos avaliam plataformas como “regulares” apesar dos bons índices de transparência e alertam para o amadurecimento na governança

Autores

  • Roque de Moraes Martins
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Palavras-chave:

Crowdfunding, Governança Corporativa, Inovação, Negócios

Resumo

O crowdfunding é um fenômeno financeiro que nasce no contexto da economia colaborativa, concedendo empréstimos e doações no sistema uma expressão que vem do inglês peer-to-peer, ou seja, par a par e entre os indivíduos. O Banco Mundial (2013) [1] aponta que essa modalidade de crédito incrementará bilhões de dólares em investimentos individuais nos países em desenvolvimento. Nesse sentido, por meio de estudos bibliométricos, pesquisa descritiva e análise quantitativa, buscou-se estudar as plataformas do Brasil que utilizam sistemas de recompensa. A finalidade é analisar como os princípios de governança corporativa indicados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) estão contemplados nelas.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Martins, R. de M., & Forte, S. H. A. C. (2022). Crowdfunding: peritos avaliam plataformas como “regulares” apesar dos bons índices de transparência e alertam para o amadurecimento na governança. Gestão Executiva, 1(4), 1–5. Recuperado de https://ojs.unifor.br/gex/article/view/14213

Edição

Seção

Artigos