Crowdfunding: peritos avaliam plataformas como “regulares” apesar dos bons índices de transparência e alertam para o amadurecimento na governança

Autores

  • Roque de Moraes Martins Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8406-0910

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14213

Palavras-chave:

Crowdfunding, Governança Corporativa, Inovação, Negócios

Resumo

O crowdfunding é um fenômeno financeiro que nasce no contexto da economia colaborativa, concedendo empréstimos e doações no sistema uma expressão que vem do inglês peer-to-peer, ou seja, par a par e entre os indivíduos. O Banco Mundial (2013) [1] aponta que essa modalidade de crédito incrementará bilhões de dólares em investimentos individuais nos países em desenvolvimento. Nesse sentido, por meio de estudos bibliométricos, pesquisa descritiva e análise quantitativa, buscou-se estudar as plataformas do Brasil que utilizam sistemas de recompensa. A finalidade é analisar como os princípios de governança corporativa indicados pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) estão contemplados nelas.

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Biografia do Autor

Roque de Moraes Martins, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1982) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1984). Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988) e Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1995). Atua como Professor titular da Universidade de Fortaleza-UNIFOR desde 1996, lotado no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) e no Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da UNIFOR. É professor, pesquisador e consultor na área de Administração, com ênfase em Estratégia Empresarial, Cenários, Governança Corporativa, Negócios Internacionais, Empreendedorismo e Métodos de Pesquisa.

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Publicado

27-12-2022

Como Citar

Martins, R. de M., & Forte, S. H. A. C. (2022). Crowdfunding: peritos avaliam plataformas como “regulares” apesar dos bons índices de transparência e alertam para o amadurecimento na governança. Gestão Executiva, 1(4), 1–5. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14213

Edição

Seção

Artigos