Reputação corporativa no setor bancário: cliente satisfeito é sinônimo de lealdade e boa propaganda?

Autores

  • Vitor Moreira Angelim Pessoa Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil
  • José Sarto Freire Castelo Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3552-9986

DOI:

https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14212

Palavras-chave:

Reputação Corporativa, Satisfação do Cliente, Confiança, Lealdade, Marketing Boca a Boca

Resumo

A reputação corporativa baseada no cliente é um importante recurso estratégico para empresas do setor de serviços. Na esfera bancária, em especial, uma boa reputação pode significar não apenas lucros maiores como também uma série de vantagens competitivas. Através de uma pesquisa descritiva, buscou-se evidenciar os efeitos da satisfação do cliente e da confiança sobre a reputação corporativa com foco na visão do cliente no contexto do setor de serviços bancários brasileiro, bem como a influência dessa reputação sobre a lealdade e a divulgação boca a boca positiva.

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Biografia do Autor

Vitor Moreira Angelim Pessoa, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará(2012), especialização em Perícia e Auditoria Contábil pelo Centro Universitário Christus(2016) e mestrado-profissionalizante em Administração pela Universidade de Fortaleza(2020). Atualmente é Analista da Caixa Econômica Federal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. 

José Sarto Freire Castelo, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil

Concluiu estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, na área de Cidade Digital Estratégica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria da Confecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza. Atualmente é Professor Titular, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas (Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa Operações e Mercado, sendo também membro suplente representante do Centro de Comunicação e Gestão no Comitê de Ética e Pesquisa na Universidade de Fortaleza.

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Publicado

26-12-2022

Como Citar

Pessoa, V. M. A., & Castelo, J. S. F. (2022). Reputação corporativa no setor bancário: cliente satisfeito é sinônimo de lealdade e boa propaganda?. Gestão Executiva, 1(3), 25–29. https://doi.org/10.5020/2965-6001.2022.14212

Edição

Seção

Artigos